Diversas atividades marcam Semana do Meio Ambiente

29 de maio de 2014

Diversas atividades marcam Semana do Meio Ambiente

DIC

Uma programação diversificada vai fazer parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente em Bertioga. Do próximo dia 02 ao dia 07, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as demais pastas e com o Núcleo Orquidófilo de Bertioga (NOB), realiza atividades que incluem oficinas de educação ambiental, palestras sobre temas ambientais, mutirão de plantio de jundu e oficina de cultivo de orquídeas.

O Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo, que comemora dois anos de funcionamento, vai abrigar as atividades do primeiro dia. Na segunda-feira (02), das 9 às 16 horas, acontecem as Oficinas de Educação Ambiental, para alunos da rede municipal de ensino e o público em geral. Serão apresentadas as diversas atividades educativas desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente.

Das 9 às 17 horas, estarão à disposição estandes com atividades como caixa de erosão, jogos educativos, animais da Mata Atlântica – pegadas, costão rochoso e compostagem. Três mostras de curtas ambientais serão apresentadas a partir das 19h30: ‘A história das coisas’, ‘Ilha das flores’ e ‘Abuela Grillo’. Às 20h30 acontece o debate ‘A importância da educação ambiental na escola’.

Dia da A3P

Terça-feira (03) será o Dia da A3P, desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Bertioga para incentivar os funcionários da administração pública a desenvolver ações visando a preservação ambiental. Das 11 às 15 horas, no Galpão anexo à Secretaria de Educação, no Paço Municipal, vai acontecer a Feira de Troca, onde os interessados poderão trocar livros, CDs e DVDs. Também haverá dicas sobre uso racional da água, de ginástica laboral e ainda degustação de quitutes que utilizam o alimento de forma integral.

A A3P é a sigla do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, cujo objetivo é sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras. Numa economia que ainda se caracteriza por elevado desperdício de recursos torna-se fundamental difundir os princípios da gestão ambiental na Administração Pública, levando a economia de recursos naturais e a redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos.

Palestras

Ainda na terça-feira (03), das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, acontece o ciclo de palestras, na Casa da Cultura (Avenida Tomé de Souza, 130 – Centro). No período da manhã, a Secretária de Meio Ambiente de Bertioga, vai falar sobre ‘Licenciamento Ambiental’ e o biólogo Marcelo Borges, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, vai explanar sobre ‘O Código Florestal e a Fiscalização Ambiental’. À tarde, o tema será ‘Animais Peçonhentos’, com o biólogo Giuseppe Porto, do Instituto Butantan, de São Paulo.

Na quarta-feira (04), prossegue o ciclo de palestras, também na Casa da Cultura, das 9 às 17 horas. A primeira deles será um treinamento e plano de ação para resgate de animais silvestres em Bertioga.

Em seguida, a médica veterinária Rafaela Cassaniga vai falar sobre o atendimento da fauna realizado em Bertioga pelo Departamento de Operações Ambientais (DOA) e o médico veterinário do Zoológico de São Bernardo do Campo, Marcelo Silva Gomes, vai falar sobre a contenção e transporte de animais silvestres.

À tarde, os representantes do Instituto Gremar vão expor o tema ‘Resgate de animais marinhos’ e no final do dia, o biólogo Marcelo Bokermann vai comandar um bate papo sobre aves.

A situação atual das matas ciliares de Bertioga faz parte de um relatório elaborado, a pedido da Prefeitura, pela Detzel Consulting, e que será apresentado na quinta-feira (05), na Casa da Cultura, a partir das 9 horas. O relatório é um importante instrumento para conhecimento das áreas ciliares no Município e sua situação de degradação.

Às 17 horas, na Associação dos Engenheiros e Arquiteto de Bertioga (Rua Luiz Pereira de Campos, 1.086 – Centro) será ministrada palestra sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil, com a elaboração de projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil para Grandes Geradores, sob responsabilidade do engenheiro civil Wladimir Sega, da Sobloco Construtora.

Jundu

A importância do ecossistema de jundu será o tema da explanação que acontece na sexta-feira (06), às 9 horas, na EE Praia de Boracéia, em seguida, às 10 horas, a Secretaria de Meio Ambiente realiza um mutirão para o plantio de mudas de jundu na praia de Boracéia, em parceria com o programa Clorofila, da Sobloco Construtora.

Fechando a programação da Semana do Meio Ambiente, o Núcleo Orquidófilo de Bertioga (NOB) faz uma mostra de orquídeas das 13 às 17 horas, no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo (Rua Manoel Gajo, s/nº - Centro). No local também acontecerá a oficina de cultivo de orquídeas, quando serão utilizadas as plantas retiradas das árvores do Parque dos Tupiniquins. Vale ressaltar que a retirada das plantas foi necessária, uma vez que as árvores que as abrigavam tiveram que ser removidas por estarem comprometidas e pondo em risco a segurança das pessoas que transitam pelo local.