DOA realiza ação de soltura de espécie macaco prego na natureza

21 de fevereiro de 2019

DOA realiza ação de soltura de espécie macaco prego na natureza

Na tarde desta terça-feira (19), o Departamento de Operações Ambientais (DOA) devolveu à natureza, no Parque da Restinga de Bertioga, em Guaratuba, um macaco-prego que havia sido resgatado semana passada.

O mamífero foi encontrado por funcionários da Sociedade Amigos da Riviera de São Lourenço e entregue ao DOA no último dia 12. O animal foi vítima de um choque elétrico na região. Antes de voltar ao habitat natural, a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizou exames no macaquinho para detecção de febre amarela. O Ele sofreu uma fratura e, por isso, recebeu cuidados da veterinária Rafaela Cassaniga, até estar recuperado. Semana passada também foi resgatado um sagui, que ainda está sob cuidados.

DOA

A população pode sempre contar com o Departamento quando avistar algum animal silvestre. O resgate dos bichos é acionado pelo telefone (13) 3317-7073. Este tipo de ação é um dos destaques do trabalho do DOA. Em 2018, mais de 340 animais foram salvos pelas equipes do órgão.

ESPÉCIE

O macaco-prego é um animal de hábitos diurnos e normalmente vive em bandos, que variam entre 20 e 30. Seu comprimento é de, no máximo, 60 cm e pode pesar até 3,5 kg. São onívoros, ou seja, possuem uma alimentação variada que vai desde carne, ovos, frutas, até sementes, aranhas e insetos. Dificilmente descem dos topos das árvores, fazendo isso somente para beber água e se alimentar vez ou outra. Podem viver até 40 anos e, na reprodução, a gestação de um filhote dura 6 meses, com a fêmea tendo apenas um filhote por parto.