Duas trilhas são abertas para visitação em Bertioga a partir desta segunda (02)

5 de fevereiro de 2015

Duas trilhas são abertas para visitação em Bertioga a partir desta segunda (02)

A partir desta segunda-feira (02), quem visitar Bertioga poderá desfrutar de dois novos passeios ecocoturísticos: a Trilha do Guaratuba, no Loteamento Costa do Sol e a Trilha d’Água, no bairro Rio da Praia, na localidade conhecida como ‘Mangue Seco’. Os atrativos foram abertos à visitação pelo Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb), administrado pelo Governo do Estado por meio da Fundação Florestal (FF).

Nesta sexta-feira (30), o prefeito de Bertioga esteve em ambos os locais fazendo visita técnica, oportunidade em que conheceu as trilhas, que estão sendo regulamentadas por meio de um Plano Emergencial de Uso Público, criado em conjunto com o Conselho Consultivo da Unidade de Conservação, para atender a demanda turística. Também estiveram participando da vistoria, técnicos de diversas secretarias municipais, representantes do Legislativo Municipal, da Fundação Florestal/Perb, de operadoras de turismo e do Sesc.

O primeiro passo para a implementação do Plano Emergencial de Uso Público do Perb, em especial no que diz respeito à gestão das trilhas ecológicas, foi dado em junho do ano passado, com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura do Município de e a Fundação Florestal.

O documento foi assinado pelo prefeito e pelos representantes da FF e pelo gestor do Perb na época, Carlos Sérgio Santos. Do acordo ainda consta o Plano de Trabalho, com as fases de execução das atividades e a responsabilidade pela execução, tanto por parte da municipalidade quanto da FF.

O prefeito de Bertioga destacou o momento como importante para o trade turístico. “Bertioga tem grande potencial para explorar essas trilhas, sobretudo com um trabalho monitorado. Todas as proibições para exploração desses atrativos aconteciam em virtude do uso inadequado. Se cada um fizer sua parte e explorar essas e outras trilhas com respeito e de forma adequado, com toda certeza os produtos serão bem utilizados”, destacou.

Na oportunidade, a Fundação Florestal foi representada por Carlos Zacchi Neto, que garantiu que a FF estará acompanhando este novo momento com fiscalização constante, em parceria com a Prefeitura, principalmente com relação aos impactos que poderão ser causados.

A operacionalização dos atrativos, que são a principal atividade de uso público no desenvolvimento das práticas do ecoturismo, é feita por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Bertioga e a Fundação Florestal (FF).

Para o secretário de Turismo, Esporte e Cultura do Município,  a abertura das trilhas significa um marco para a Cidade, que tanto sonha em desenvolver o seu potencial na esfera do ecoturismo. “Isso vem somar para um novo contexto turístico que a Cidade vive”, comemora o secretário.

Trilhas
Ambas as trilhas possuem nível médio de dificuldade e têm como característica principal o contato e o conhecimento da restinga – bioma raro atualmente, devido á ocupação urbana, próximo à orla. O acompanhamento dos visitantes será realizado, obrigatoriamente, por monitores credenciados.

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), realizou toda a descrição das trilhas, com medição da extensão, grau de dificuldade, georreferenciamento e capacidade de utilização. A fiscalização é realizada conjuntamente entre a Prefeitura e a Fundação Florestal. O diretor da DOA, Bolívar Barbanti Júnior, adverte que quem for flagrado explorando os atrativos sem autorização estará sujeito à autuação, podendo inclusive pagar multa, cujo valor está sendo definido.

A Trilha do Guaratuba conta com 4.140 metros de extensão e o percurso é de seis horas. O acesso é pelo Condomínio Guaratuba, no bairro do mesmo nome. Já Trilha D´água tem 2.700 metros de extensão e o percurso é de três horas. O acesso é pelo bairro Rio da Praia, passando pela antiga fábrica de palmito Palmares. Trata-se de um atrativo especial que tem como diferenciais seu aspecto educativo. Além disso, possui atrativos culturais, com a passagem pela linha do bondinho da Usina Hidrelétrica de Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaranduva.

Visitas
As trilhas podem ser feitas diariamente, desde que agendadas previamente, com saídas pela manhã e início da tarde. A capacidade diária é de 100 pessoas, sendo 50 por período. Neste primeiro ano de implantação, as visitações irão acontecer, exclusivamente, via agências de turismo e operadoras de receptivo cadastradas na Prefeitura de Bertioga. As operadoras farão o agendamento dos visitantes. A relação das agências e operadoras cadastradas pode ser adquirida pelo site www.bertioga.sp.gov.br/ecoturismo.