Educação e Saúde formam parceria para disseminar informações

6 de maio de 2015

Educação e Saúde formam parceria para disseminar informações

Disseminar informações junto à comunidade escolar sobre os perigos da dengue, a importância da vacina contra o HPV e contra a Gripe A é o objetivo de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.

Os técnicos da Secretaria de Saúde vão garantir as informações que serão transmitidas aos profissionais da Educação. De acordo com o secretário de Educação,  o professor é o melhor multiplicador das informações. “Temos que dar qualidade às informações, para serem adotadas medidas preventivas”.

Para o secretário de Saúde, além da assistência à saúde, a prevenção também é muito importante. “A Educação tem diversos canais de comunicação, muito eficazes e vamos utilizar”.

Um dos exemplos é a Hora de Trabalho Pedagógico (HTP), que em Bertioga está sendo realizado em ambiente virtual. Temas como a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), que é um vírus que pode causar o câncer de colo de útero podem ser propostos pela Secretaria de Educação. A vacina é aplicada em meninas antes do início da vida sexual como forma de prevenção. Segundo Ivan, além dos professores, os diretores e pais também poderão ser envolvidos nos temas.

A mesma estratégia pode ser aplicada à vacinação contra a Gripe A, que é uma variação da gripe comum causada pelo vírus Influenza H1N1. Ela se manifesta através de sintomas comuns da gripe, como espirros, tosse, congestão nasal e febre, que surgem repentinamente e de forma muito intensa.

A prevenção à dengue será outro tema abordado. O secretário de Saúde explica que, apesar do período mais crítico da doença estar chegando ao fim, com a chegada do inverno, é preciso trabalhar preventivamente, já pensando no próximo ano epidemiológico, que inicia em julho.

Para o secretário de Educação, a ideia é criar nas escolas um dia para a realização de atividades extraclasse, como por exemplo, a identificação de possíveis criadouros do mosquito da dengue na escola e em suas imediações. As atividades poderão envolver também os membros da comunidade e os pais.

Todas as ações terão acompanhamento de técnicos da Secretaria de Saúde e também dos coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação, que avaliarão as atividades para desenvolver os temas propostos.