‘Educando para a Cidadania’ atende mais de 900 pessoas

24 de abril de 2015

‘Educando para a Cidadania’ atende mais de 900 pessoas

Mais de 900 pessoas, entre jovens e adultos, participam do projeto ‘Educando para a Cidadania’ realizado pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. São cursos de ballet, piano, teclado, coral, criatividade, artesanato, pintura, idiomas (Inglês e Espanhol) e dos instrumentos de cordas e sopro.

Os mais de 10 cursos são realizados nos polos do Centro, que fica na Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130) e de Boracéia, que fica no Espaço Cidadão (Rua José Costa,138). A Prefeitura ainda está disponibilizando mais dois espaços, no Jardim Vicente de Carvalho (Rua Osvaldo Cruz, 2.270) e no bairro Chácaras (Rua Engenheiro Eduardo Costa Junior, 45), para facilitar o acesso dos interessados.

A Prefeitura de Bertioga realizou um recadastramento dos participantes e informa que ainda há vagas para quem se interessar pelos cursos. Para se matricular é necessário ir até a um dos polos e apresentar duas fotos 3x4, comprovante de residência, cópia do documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento) e se o aluno for menor de idade, cópia do documento de identificação do pai/mãe ou responsável legal.

Vale ressaltar, que o polo de Boracéia não oferece as aulas de ballet, e somente para os cursos de teclado e violão no polo do Centro não há mais vagas disponíveis.

Musicalização

Somente nas aulas de música, que incluem coral, cordas, sopro, teclado e violão, são mais de 300 alunos de várias idades, no projeto ‘Educando para a Cidadania’. Além disso, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve o projeto ‘Musicando’, que atende os alunos da Educação Infantil (de zero a 05 anos) e do Ensino Fundamental (de 06 a 08 anos), matriculados na rede municipal de ensino.

São cerca de sete mil alunos que aprendem musicalização. Nas aulas são utilizados instrumentos como xilofone, címbalo, tambor de Napoleão e chocalho. É realizado um trabalho de coordenação motora, socialização, concentração e lateralidade com as crianças. Além disso, são trabalhadas propriedades do som, como ritmos, divisão, intensidade, densidade e timbre.

O objetivo do projeto, que teve início em 2009, é contribuir com o desenvolvimento intelectual das crianças, por meio da musicalização, e é desenvolvido nas escolas do Município desde 2009.

O Musicando atende à Lei Federal n° 11.769, de 18 de agosto de 2008, que altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica.