Em 15 dias, Roda São Paulo já atendeu mais de três mil pessoas

16 de janeiro de 2015

Em 15 dias, Roda São Paulo já atendeu mais de três mil pessoas

O Programa Roda São Paulo, da Secretaria Estadual de Turismo, está circulando pelas ruas de Bertioga, há quinze dias e, nesse período, já atendeu mais de três mil pessoas. Três vans percorrem a Cidade de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, com saídas de hora em hora. O Município está incluso na rota ‘Navegantes’, com passeios entre Guarujá e Bertioga.


Em média, durante a semana participam do circuito no Município,  80 a 100 pessoas por dia. Nos finais de semana – de quinta-feira a domingo, passam pelas vans cerca de 200 pessoas por dia. Os pontos de embarque estão identificados por totens do programa, que ficam no Calçadão do Canal; Forte São João/Casa da Cultura; Rio da Praia/Feira de Artesanato; Riviera de São Lourenço;. Caminho das Ostras (Itaguaré) e Cantão do Itaguá  (Boracéia).

O Roda SP está dividido em quatro rotas (Bem Receber, Calor no Coração, Rota Navegantes e Caminhos do Mar), que passam por nove cidades da Baixada Santista: Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

Para participar, o turista ou munícipe compra um cartão magnético que será vendido direto nas vans, no valor de R$ 10,00. Esse cartão tem validade por 24 horas, contadas a partir do horário do primeiro embarque, podendo subir e descer quantas vezes quiser.

Não há descontos para estudantes, aposentados, etc. No entanto, crianças com até cinco anos não pagam, desde que no colo. Menores de 12 anos somente poderão embarcar se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis ou com a devida autorização.

O programa, que segue até 1º de março, dá ao turista a oportunidade de conhecer a diversidade histórica e cultural entre os municípios da região Metropolitana da Baixada Santista, conhecendo as principais atrações dessas cidades, por meio de circuitos turísticos.

As três vans contam com um sistema de áudio que transmite uma locução composta de faixas de som que falam sobre a história da Cidade e informam os atrativos e roteiro em português, inglês e espanhol, além de contarem com guias e  monitores que acompanham o trajeto para garantir um bom atendimento ao turista.