Equipe de manutenção da Secretaria de Educação percorre as escolas

31 de março de 2015

Equipe de manutenção da Secretaria de Educação percorre as escolas

O novo sistema de manutenção corretiva e preventiva das unidades escolares já vem dando resultados. Adotado em julho do ano passado, o sistema conta com três equipes composta por nove funcionários, que são coordenados por um engenheiro, e que percorrem as 26 escolas municipais.

Atualmente, grande parte das solicitações relativas à manutenção já foram atendidas, mediante um cronograma de serviços da parte elétrica, hidráulica, de alvenaria e de pintura, estabelecido pelos diretores das unidades. Com a conclusão dessa fase, será iniciada uma rotina de manutenção preventiva.

Além de manter três equipes exclusivamente para atendimento nas escolas, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, aderiu a atas de registro de preço, uma modalidade de licitação, para a compra do material utilizado nos serviços. São sacos de cimento, tijolos, tinta e diversos materiais de uso comum que se encontram no almoxarifado da secretaria e, mediante a solicitação das equipes de manutenção, são liberados.

Todo esse procedimento tem como objetivo agilizar a realização dos serviços, muitos deles que já eram recorrentes nos pedidos dos diretores das escolas. “Conseguimos atender com mais rapidez as solicitações e vamos procurar manter um cronograma preventivo, melhorando a qualidade dos prédios escolares”, comentou o secretário de Educação.

Entre os principais serviços realizados, estão a manutenção das cozinhas, serviço realizado durante as férias escolares; substituição das lousas por quadros brancos que não utilizam giz; troca dos bebedouros; manutenção em telhados; limpeza de calhas; entre outros. Outro serviço atendido em diversas unidades foi a ligação do esgoto à rede da Sabesp e a ampliação do quadro de luz para a instalação de aparelhos de ar condicionado.

Visando dar mais transparência aos serviços, a Secretaria de Educação disponibilizou para as unidades escolares uma planilha com itens que devem passar por manutenção, apontando o que já foi executado e o que está em andamento.