Escolas municipais recebem projeto inovador de iluminação

16 de fevereiro de 2016

Escolas municipais recebem projeto inovador de iluminação

Todas as escolas municipais vão receber um projeto inovador de iluminação, que ainda vai garantir um reforço na segurança no período noturno. A iniciativa está sendo realizado por meio de parceria entre as secretarias de Educação e a de Serviços Urbanos.

As primeiras unidades a receberem o projeto são a Emef José Inácio Hora, no Centro, que ganhará cinco postes, e a Emeif Caiubura, com quatro postes, cujo projeto já está concluído e foi aberta a licitação para aquisição do material. A previsão de implantação nas duas unidades é de 90 dias.

O projeto consiste na instalação de postes de iluminação com 10 metros de altura, com quatro pétalas de luminárias e lâmpadas de 250 watts de vapor metálico (iluminação branca), sistema utilizado em praças públicas.

Os postes serão instalados no pátio das escolas, com toda fiação isolada do sistema elétrico da unidade, o que impede que a iluminação seja cortada em caso de furtos, como os que têm ocorrido. O acendimento das luzes é feito automaticamente por meio de célula fotoelétrica, quando o dia escurece.

Os técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos elaboraram o projeto que vai contemplar todas as unidades. A previsão é de que a implantação esteja concluída até julho deste ano. O novo projeto de iluminação está sendo custeado pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP), implantada em Bertioga e julho de 2014.