Especial 25 anos - Ampliação do Hospital garante leitos de UTI

18 de maio de 2016

Especial 25 anos - Ampliação do Hospital garante leitos de UTI

A obra de ampliação do Hospital Bertioga já ganha visibilidade. O empreendimento, que começou a ser executado em outubro do ano passado, representa um avanço no serviço de saúde hospitalar de Bertioga. São R$ 8,5 milhões de investimentos, que garantirá à população mais 62 leitos em clínica médica e cirúrgica, cinco novos centros cirúrgicos, além de garantir uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos.

O hospital vem sendo ampliado em uma área entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica entre o antigo prédio que abrigava a Câmara de Vereadores, na Praça Vicente Molinari (Centro).  Os serviços estão a cargo da Global Engenharia e o prazo para conclusão da obra está previsto para 24 meses.

“Essa é mais uma obra que se traduz em um importante investimento na área da saúde, que representará, sobretudo, mais qualidade de atendimento e dos serviços prestados, que é o pilar da nossa Administração”, reforça o prefeito Mauro Orlandini.

Orlandini destaca que, além  de garantir a UTI com 10 leitos, a Prefeitura vem ampliando o ,leque de ações na área saúde, investindo em novos equipamentos e serviços, a exemplo da reforma e ampliação dos espaços físicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), construção da  UPA no Vista Linda, que está prestes a ser inaugurada e, ainda este ano terá início a construção do Centro de Especialidades Médicas (CEME), no Rio da Praia, visando sempre melhorar a qualidade de atendimento e serviços prestados no setor de saúde pública destinados à população.

De acordo com a Secretaria de Obras, que acompanha e fiscaliza a execução da ampliação da unidade hospitalar, a obra segue em ritmo acelerado. A ideia é concluir a parte de construção civil em 12 meses e, a partir de então, iniciar a parte de instalação de equipamentos, como elétrica, ar condicionado e suportes para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O prédio contará com três andares e uma cobertura de estrutura metálica onde ficarão os equipamentos de suporte.

O novo prédio terá 2.850m² e abrigará um total de 100 leitos, distribuídos em alas masculina e feminina de clínica médica e cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, hospital dia, ou seja, destinados a cirurgias de pequeno porte em que o paciente não precisa ficar internado, recebendo alta no mesmo dia da intervenção cirúrgica; além de UTI.

Com a ampliação, o Hospital Bertioga também ganhará um amplo Centro Cirúrgico com cinco salas para atender a vários níveis de cirurgias, de pequeno, médio e grande porte. O atual Centro Cirúrgico da unidade funcionará apenas como Centro Obstétrico e deverá no futuro ser adaptado, de acordo com as novas diretrizes da Rede Cegonha.