Especial 25 anos - Bairro Chácaras ganha UBS, Centro Comunitário e Cras

18 de maio de 2016

Especial 25 anos - Bairro Chácaras ganha UBS, Centro Comunitário e Cras

No aniversário de 25 anos de emancipação político-administrativa de Bertioga, o momento é de comemorar. Um dos bairros do Município que vem se desenvolvendo e crescendo com qualidade é o Chácaras, que nos últimos anos vem ganhando equipamentos públicos, que estão atendendo os anseios população.

No local, está sendo construído um Centro Comunitário de Esporte e Lazer, com quadras esportivas, pista de skate e de caminhada, e que vai comportar também uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Centro de Referência e Assistência Social (Cras). O prefeito Mauro Orlandini faz uma reflexão sobre o momento que o Município está vivendo, e garante que o investimento vai contribuir oferecendo qualidade de vida e bem estar para toda a população.

Orlandini ainda lembrou que a área está localizada próxima ao terreno onde será executado o conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do Governo Federal e Governo Estadual, com 1.500 unidades, que fica no quilômetro 218 da Rodovia Rio-Santos. “Será um importante equipamento de apoio social, de lazer e de saúde também para essas famílias”, comentou.

O empreendimento está sendo edificado onde estava localizado o conjunto habitacional Vila Militar, no quilômetro 216 da SP-55 definição da (Rodovia Rio-Santos), cuja obra, de responsabilidade da Caixa, não foi concluída por questões operacionais. O Centro Comunitário vai contar com quadras esportivas, pista de skate e de caminhada, sanitários e vestiários, arquibancadas poliesportivas e society, além de portaria.

Também será construída uma UBS, com projeto padrão do Ministério da Saúde e um Cras também no padrão do Ministério de Desenvolvimento Social. Todos os equipamentos serão entregues mobiliados. Também será executada toda infraestrutura de drenagem, elétrica, redes de água e esgoto, cercamento e paisagismo.

Acordo

A construção do complexo esportivo e social faz parte de um Acordo Judicial perante o Juízo da 2ª Vara Distrital de Bertioga, nos Autos de Ações Civis Públicas, celebrado entre a Prefeitura de Bertioga, o Ministério Público - por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) - e os empreendedores, as empresas Sobloco Construtora S.A., Praias Paulistas S.A. e Companhia Fazenda Acaraú, responsáveis pelo empreendimento Riviera de São Lourenço.

O projeto será executado pelos empreendedores da Riviera e vai contar com sistema de drenagem adequado, além de redes de água e esgoto. A proprietária do terreno de 27.500 m2 é a Caixa e a comercialização só poderia ser feita para um órgão público.

Desta forma, a sintonia entre os poderes Executivo e Legislativo gerou a aprovação da Lei Complementar 120/16 que autorizou o Município a receber o valor de R$ 5,7 milhões como doação dos empreendedores da Riviera de São Lourenço, condicionado à compra do imóvel.