Especial 25 anos - Rua Manoel Gajo: um marco do progresso

18 de maio de 2016

Especial 25 anos - Rua Manoel Gajo: um marco do progresso

A Rua Manoel Gajo, uma das principais de Bertioga, vem recebendo uma importante obra, dentro do projeto de pavimentação de 50 ruas no Centro, Albatroz e Maitinga, o que representa um marco no progresso da Cidade.

Uma galeria de macrodrenagem, intervenção de grande porte, está sendo executada na via, no trecho entre a SP-55 (Rodovia Rio-Santos) e Rua Ayrton Senna. Ela irá captar água pluvial da bacia hidrográfica de toda a região no entorno e representa uma grande demanda da comunidade, uma vez que a via sofre com alagamentos durante períodos chuvosos.

No total, a galeria de macrodrenagem conta com 377 metros de comprimento, com 2,90 metros de largura e 2 metros de profundidade. De todas as ruas que serão contempladas no projeto, a Manoel Gajo será a que terá maior investimento. Somente nessa etapa, o valor de execução é de R$ 1,6 milhão.

Essa fase da obra tem prazo de conclusão de cerca de quatro meses. A próxima etapa será a instalação da rede de microdrenagem no trecho entre a Rua Ayrton Senna e a Avenida Anchieta e, posteriormente a execução das guias, sarjetas, pavimentação e calçadas em todo esse trecho.

Como a obra é executada por etapas, está prevista a conclusão desse trecho primeiro, fechando um quadrilátero, entretanto, toda a via, da Rio-Santos até a Avenida Thomé de Souza (1.660 metros), será contemplada.

A Rua Manoel Gajo, no Centro, é uma importante via de acesso a equipamentos públicos, como a Delegacia de Polícia, e uma via alternativa para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Municipal.

Importância histórica

A Rua Manoel Gajo tem importância histórica. Durante o período em que Bertioga era distrito de Santos, a Prefeitura buscou recursos junto ao Governo do Estado para a pavimentação da via, que seria a entrada oficial da Cidade.

O prefeito Mauro Orlandini, que era administrador regional, fez gestões junto à Prefeitura de Santos e ao Governo do Estado, para transferir os recursos da obra para a urbanização da Avenida 19 de Maio, que na época tinha o nome de Enseada A.

Orlandini argumentou que a Avenida Enseada A era uma via mais larga, que comportaria maior quantidade de comércios, podendo se tornar, no futuro, um corredor comercial. O governo do Estado reconheceu como legítimos os argumentos de Orlandini e transferiu os recursos para a urbanização da Enseada A, que após a emancipação de Bertioga, passou a se chamar 19 de Maio, hoje um dos maiores corredores comerciais da Cidade.

A Rua Manoel Gajo, com as novas intervenções, passará a ser uma importante via de acesso, como alternativa para a Avenida 19 de Maio.