Estudantes confirmam presença no Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena

24 de abril de 2015

Um grupo de mais de mil estudantes já confirmou presença durante o Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena, que acontece neste fim de semana (17 a 19), em Bertioga. São estudantes, desde a educação fundamental até universitários, de várias cidades da região, que querem acompanhar de perto um dos maiores festivais sobre a cultura indígena.

O evento é uma excelente oportunidade de aprendizado para estudantes de todas as idades, uma vez que promove o contato direto com os grupos indígenas e seus costumes. Além das belezas das peças de vestuário e adereços, são apresentados utensílios de cozinha, ferramentas utilizadas para caça. Alguns grupos explicam como obtêm sal em suas aldeias, quais as principais iguarias culinárias, entre outras curiosidades. Os rituais e esportes indígenas também são excelentes temas para discussões em sala de aula.

Durante os três dias, cerca de 400 índios representantes das etnias Kayapó, Paresi halíti, Pataxó, Karajá e Bororo, e os anfitriões Guarani, de Bertioga, vão apresentar toda a beleza da cultura, esporte e culinária de suas tribos, além de mostrar os rituais e danças praticados nas aldeias, o significado da pintura corporal e seus costumes.

Este ano, o Fórum Social Ambiental Indígena, oportunidade em que são propostas discussões em torno de assuntos de interesse da comunidade indígena, terá como tema os ‘Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e os Compromissos com a Qualidade de Vida’, que acontece em setembro, em Palmas (TO).

Os palestrantes serão Kairo Bernado, representante da Prefeitura de Palmas, cidade do estado de Tocantins que sediará os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecem em setembro deste ano; Carlos Terena, coordenador Geral dos Jogos e Luís Lobo, Consultor do Ministério do Esporte para os Jogos.

Os Guarani, da Aldeia Rio Silveira, localizada em Bertioga, estarão representados nos Jogos Mundiais por 15 guerreiros, do grupo ‘Tembiguai Guarani’, que vão mostrar o xondaro, ritual que é executado quando o índio passa de menino a guerreiro, por volta dos 13 anos de idade. Durante o xondaro, são realizadas várias atividades como canoagem, corrida, arco e flecha, futebol, entre outras, oportunidade em que o guerreiro pode mostrar toda sua força e destreza.

O ‘Tembiguai Guarani’ vai contar com apoio da Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Esportes, para o treinamento dos 15 guerreiros que irão competir, além de fornecer todo material necessário para as competições. Os Jogos Mundiais Indígenas vão reunir etnias de 25 países.

O Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena é uma realização da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, e Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena. As atividades acontecerão na Praça de Eventos, na Praia da Enseada, ao lado do Forte São João, onde será montada uma tenda com arquibancada. Grande parte da programação também vai acontecer no Parque dos Tupiniquins. A programação completa pode ser conferida no site www.bertioga.sp.gov.br/culturaindigena .