Exposição de Orquídeas e Bromélias atrai 3.000 pessoas

3 de novembro de 2014

Exposição de Orquídeas e Bromélias atrai 3.000 pessoas

A participação do público durante a sexta Exposição de Orquídeas e Bromélias de Bertioga superou a expectativa dos organizadores. Durante os três dias de evento, sexta-feira, sábado e domingo (31, 01 e 02), aproximadamente 3.000 pessoas visitaram a exposição e foram vendidas cerca de 1.200 plantas.

A iniciativa é do Núcleo Orquidófilo de Bertioga (NOB) e o Círculo Paulista de Orquidófilos (CPO), em parceria com a Prefeitura do Município, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Cultura. No ano passado, o evento atraiu cerca de 1.500 visitantes.

A Exposição de Orquídeas e Bromélias de Bertioga vai entrar para o Calendário Oficial de Eventos do Município. Isto porque, a Câmara aprovou e o prefeito de Bertioga sancionou a lei 1.144/2014. A assinatura do documento aconteceu na sexta-feira (31), durante a abertura do evento.

Durante a Exposição, ainda aconteceram palestras técnicas e oficinas ecológicas sobre preservação, manejo sustentável e cultivo de orquídeas e bromélias. Os orquidófilos doaram cerca de 40 espécies para fazer o repovoamento de plantas nas árvores do Parque dos Tupiniquins.

Há cinco anos a organização do evento edita uma revista sobre as espécies de orquídeas e bromélias da região, com o patrocínio da iniciativa privada: Praias Paulistas, Sobloco e Fazenda Acaraú. O diferencial é que esse evento é o único que distribui uma revista especializada sobre o assunto, gratuitamente, para o público visitante.
Fascínio

As orquídeas exercem certo fascínio no público e a explicação, na opinião de Simone Lima Assis, é porque muitas delas se parecem com animais. “Consigo enxergar passarinhos, borboletas e até outros animais nas flores das orquídeas”, comentou a dona de casa, que comprou três plantas durante o evento. “E vou cultivar com muito amor”.