Famílias do Jardim Vicente de Carvalho recebem mais 40 moradias

31 de outubro de 2014

Famílias do Jardim Vicente de Carvalho recebem mais 40 moradias

Quarenta famílias moradoras no Jardim Vicente de Carvalho acabam de realizar o sonho da casa própria. Na manhã desta sexta-feira (31), o prefeito de Bertioga recebeu o diretor de Atendimento Habitacional do Estado, Guaracy Fontes Monteiro Filho que, na oportunidade representava o secretário de Estado da Habitação, Marcos Penido, que esteve entregando mais 40 unidades habitacionais no bairro, em Bertioga. Esta foi a terceira etapa do Conjunto Habitacional Henrique do Carmo, que terá um total de 400 moradias, das quais 108 já foram entregues, 106 estão em construção e as demais em licitação.

Executado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o projeto é um dos maiores da região, que contempla, além da construção das unidades habitacionais, infraestrutura do bairro, com rede de água, esgoto, drenagem, pavimentação, paisagismo e acessibilidade, que vai beneficiar outras 1253 famílias que residem no local.

O projeto prevê também a recuperação das áreas de preservação permanente que estão sendo desocupadas à medida que os moradores são transferidos para o Conjunto Henrique do Carmo.

“Muito mais que habitação é a recuperação social deste bairro”, afirma o prefeito de Bertioga, destacando que é uma grande satisfação ver o sonho das famílias bertioguenses se tornar realidade. “Não tem nada mais importante que conquistar a casa própria. Estou muito feliz de ver que estou cumprindo a minha tarefa, ao lado do Governo do Estado, de realizar o sonho dessas pessoas. Isso nos deixa muito feliz”, comemorou o prefeito no ato de entrega das chaves às famílias.

O prefeito lembrou que quando assumiu a Prefeitura de Bertioga, em 2009, o projeto inicial de reurbanização do bairro era em torno de R$ 28 milhões. Na ocasião, em tratativas com o Estado, Orlandini tentou, com êxito, a ampliação dos recursos para cerca de R$ 69 milhões, visando ampliar o projeto para atender as demais necessidades do bairro.

O prefeito solicitou mudanças significativas quanto ao tamanho das residências e outras melhorias, que vão ao encontro da nova política habitacional da CDHU. O novo projeto deu prioridade para unidades maiores, com três quartos, ou dois, mas com possibilidade para ampliação. Ao perceber que esta também era a intenção da CDHU, o prefeito  reuniu sua equipe e adequou a antiga proposta ao que realmente está sendo executado no bairro.

Há 20 anos morando no Jardim Vicente de Carvalho, Maria Raimunda Figueiredo estava sorrindo com os olhos. Para ela, a entrega das chaves de sua nova moradia é o resultado de uma luta árdua que agora assegura um teto seu e de sua família. “Acredito agora numa vida melhor. Hoje é um dia de alegria e agradeço a Deus porque agora tenho um lar seguro” comorava a dona de casa que vai morar com o marido, dois filhos e um neto.

Para o grafiteiro Magno José dos Santos o dia também foi de comemoração e agradecimentos. “Estou muito feliz. Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Agradeço a Deus por tudo. Ter um teto seu é uma das nossas maiores alegrias”.

O Jardim Vicente de Carvalho é um dos bairros mais populosos de Bertioga. Com o projeto, sofreu grande transformação se tornando modelo na região. Ao todo, está sendo investindo R$ 84 milhões na construção das moradias e urbanização do bairro, área que começou a ser ocupada irregularmente na década de 90. Do total de investimentos, R$ 64,1 milhões são do governo estadual e R$ 19,9 milhões são recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Ao final, o projeto garantirá condições de habitabilidade e títulos de propriedade aos moradores do Jardim Vicente de Carvalho, com recuperação de áreas de preservação permanente, urbanização das áreas dos loteamentos passíveis de consolidação e construção de novas moradias regularizadas.

As famílias vão morar em sobrados com três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área construída de 73,36 m² e 92,53 m². Os imóveis possuem piso cerâmico e rodapé em todos os cômodos, azulejos até o teto no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, esquadrias em alumínio, laje, cobertura cerâmica e sistema de aquecimento solar para água do chuveiro, o que reduzirá em até 30% o consumo de energia.

A cerimônia de entrega foi prestigiada pelos vereadores Luiz Henrique Capellini (presidente da Câmara), Valéria Bento (vice-presidente), Antônio Rodrigues Filho, Alecrim, Pacífico Jr, Alemão, José Feliciano e Márcia Lia. Também estavam presentes o deputado federal Marcelo Squassoni, o secretário de Habitação de Bertioga, José Marcelo Ferreira Marques e técnicos da Prefeitura e da CDHU.