Famílias ganham geladeiras para economizar energia em Bertioga

28 de junho de 2016

Famílias ganham geladeiras para economizar energia em Bertioga

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, e a Elektro promoveram, no sábado (25), mais uma ação do Projeto Energia Comunitária. Após avaliação da Elektro, famílias em estado de vulnerabilidade social foram beneficiadas com a substituição de refrigeradores antigos e ineficientes por eletrodomésticos novos. Cerca de 180 refrigeradores foram trocados e moradores de 10 bairros beneficiados com a doação de novos equipamentos mais econômicos (selo A do Procel). Os aparelhos antigos serão descartados de forma ecologicamente correta.

A distribuição dos refrigeradores aconteceu em dois períodos: pela manhã, na Escola Estadual Vicente de Carvalho, no Jardim Vicente de Carvalho; e à tarde, no Centro Municipal de Esporte e Cultura, no Bairro Chácaras.

O prefeito Mauro Orlandini, que acompanhou a entrega dos refrigeradores à comunidade, disse que é necessário que todos tenham consciência sobre o comportamento de gastos. “Em tempos de crise é fundamental economizar não só no uso de energia, mas também com água, telefone entre outros gastos. Economizando, tenho certeza que daqui a uns três meses, quando a Elektro fizer uma avaliação desse projeto nas comunidades atendidas, vocês vão saber o quanto valeu a pena”.

O evento contou com a participação do especialista Institucional da Elektro, Milton Pontes que, na oportunidade destacou aos beneficiados pelo ‘Energia Comunitária’, que sem a parceria da Prefeitura não seria possível trazer o projeto para Bertioga. “É muito importante que a Prefeitura dê este exemplo de sustentabilidade, principalmente quando está aliado a um trabalho social, envolvendo a população de baixa renda”, disse Pontes.

A Elektro também esteve representada por Thalles Reis, analista de Desenvolvimento de Projetos da empresa. Ele explicou que, dentre os critérios adotados, para que os moradores fossem contemplados com a troca das geladeiras, foi o consumo excessivo de energia elétrica e o estado de conservação precário do eletrodoméstico. Com os novos refrigeradores, haverá uma redução importante, segundo Thalles, que fará a diferença no bolso de cada família contemplada. Esta avaliação foi realizada pela Elektro no período do cadastramento dos clientes, quando analisou, também, a viabilidade de outras ações do projeto.

Para ser beneficiado com o ‘Energia Comunitária’, é necessário que o cliente esteja inscrito no CadÚnico do Governo Federal, possua o Número de Identificação Social (NIS) e esteja apto a receber a tarifa social conforme a legislação vigente (meio salário mínimo por pessoa). Parte dos recursos utilizados no projeto é vinculada ao Programa de Eficiência Energética, promovido pela Elektro por determinação da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.

Na ação, no Jardim Vicente de Carvalho, foram beneficiadas famílias dos bairros Albatroz, Rio da Praia (localidade conhecida como Jardim Ana Paula) e Jardim Vicente de Carvalho. Já no Bairro Chácaras, foram beneficiadas famílias dos bairros Vista Linda, Chácaras, Indaiá, Rio da Praia, São Lourenço e a localidade conhecida como Balneário Mogiano, no bairro Boracéia.