Festival da Mata Atlântica terá aula show com o chefe Felipe Cruz

27 de maio de 2016

Festival da Mata Atlântica terá aula show com o chefe Felipe Cruz

A terceira edição do Festival da Mata Atlântica, que acontece de 03 a 05 de junho, no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João, vai contar com uma aula show de gastronomia. Nesta edição, o convidado para ensinar os interessados a incluir ingredientes diferenciados nos pratos será o chefe Felipe Cruz. A aula show é uma parceria da Prefeitura com o Sesc Bertioga.

Além do cambuci e do juçara, um novo ingrediente foi escolhido pela Secretaria de Meio Ambiente para ser trabalhado durante o festival – aroeira pimenteira, fruto da espécie arbórea aroeira, nativa da restinga, com ocorrência em várias formações florestais, em especial no jundu. Os pratos à base desses ingredientes visam à valorização dos recursos naturais da floresta e como estratégia para a conservação do ecossistema.

A aula show acontece no domingo (05), às 16 horas, na Oca Gastronômica, no Parque dos Tupiniquins. As inscrições podem ser feitas no local e as vagas são limitadas. O chefe Felipe Cruz é graduado em Artes Culinárias pela Thames Valley University, de Londres, onde morou por cinco anos, ganhando experiência com passagem por importantes restaurantes e hotéis.

Desde 2011, Cruz assumiu a chefia do Restaurante La Marina, nas Marinas Nacionais, em Guarujá, que possui certificação ambiental internacional Bandeira Azul. Desde o início do trabalho no restaurante, o chefe vem desenvolvendo o conceito de gastronomia sustentável e hoje já é referência neste tema.

Produtores

No Festival da Mata Atlântica visitantes poderão degustar e adquirir produtos à base de frutos nativos de produtores locais e regionais. Já está confirmada a presença de produtores de Salesópolis, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Paranapiacaba, Paraibuna e São Lourenço da Serra - municípios integrantes da Rota Gastronômica do Cambuci, criada pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Social.