Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena tem três dias de atividades

24 de abril de 2015

Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena tem três dias de atividades

Entre os próximos dias 17 e 19, Bertioga vai receber cerca de 400 índios, de cinco etnias, Kayapó, Paresi halíti, Pataxó, Karajá e Bororo, além dos anfitriões Guarani, para o Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena. O evento é uma realização da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, e Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena.

A programação divulgada pela Prefeitura conta com diversas atividades, sempre como foco a cultura indígena. Além do Fórum Social Ambiental Indígena, onde são propostas discussões em torno de assuntos de interesse da comunidade indígena em todo país, durante o evento acontece o projeto ‘Pegada Ecológica - Calcule aqui o seu impacto pessoal de carbono’. Os participantes poderão calcular na hora a quantidade de carbono produzido anualmente e a quantidade de árvores necessárias para serem plantadas como forma de diminuir o impacto.

Para neutralizar a emissão de CO2 produzida pelo Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena, a Prefeitura de Bertioga vai plantar, ao longo do ano, cinco mil mudas de palmito juçara, com a participação das escolas municipais.

A beleza da pintura corporal e os costumes de cada etnia estarão presentes durante o evento. Como parte das atrações estão as apresentações esportivas. O empolgante futebol de cabeça revela a incrível destreza dos índios, que dão verdadeiros mergulhos no chão para cabecear as bolas rasteiras. Já a corrida de tora mostra a força e integração entre os membros da tribo, que correm carregando toras de até 100 quilos.

Os Guarani vão apresentar sua culinária durante o Festival Nacional da Cultura e Esporte Indígena. Eles vão preparar o palmito tipo pupunha e juçara assado e também cru. A iguaria é servida pura ou com mel. Durante os três dias do evento o público vai poder apreciar o artesanato indígena que utiliza muita madeira, palha e plumagem.

O Festival, que acontece desde o ano de 2001, será realizado na Praça de Eventos, na Praia da Enseada, ao lado do Forte São João, onde será montada uma tenda com arquibancada. Grande parte da programação também vai acontecer no Parque dos Tupiniquins.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (17)
9 horas - Abertura da Feira de Artesanato – Parque dos Tupiniquins
14 horas – Apresentações culturais e esportivas – Tenda Cultural – Parque dos Tupiniquins
9 às 20 horas – Oficina projeto ‘Pegada Ecológica – Calcule aqui o seu impacto pessoa de carbono’
20 horas – Abertura oficial – Arena Praça de Eventos
- apresentação das delegações
- fogo sagrado
- pajelança
- hino nacional
- palavra das autoridades
- tradições culturais dos povos