Festival ‘Oceane-se na Mata Atlântica’ é marcado por reflexão e aprendizados

6 de junho de 2023

Festival ‘Oceane-se na Mata Atlântica’ é marcado por reflexão e aprendizados

A oitava edição do Festival ‘Oceane-se na Mata Atlântica’ foi marcada por encontros, ações de educação ambiental, diversão, arte e muita reflexão. Durante três dias, os mais de 110 produtores e artesãos participantes levaram ao público opções de produtos sustentáveis e ecológicos, além de culinária e vivências ambientais.

Entre 2 e 4 de junho, circularam no Festival cerca de 20 mil pessoas. Esses visitantes puderam participar de palestras sobre Golfinhos Rotadores de Fernando de Noronha , oficinas de gastronomia, sobre o combate ao lixo no mar, rodas de conversa, observação de aves, yoga e curtirem espetáculos teatrais e circenses e ainda shows do Grupo Cirandeiro de Paraty e da banda Peixelétrico.

Também durante os três dias, os frequentadores puderam levar para casa uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica. Foram mais de 200 árvores doadas, espécies como araçá, pau d'alho, grumixama, aroeira, entre outras. O stand do Centro de Educação Ambiental recebeu a visita de 1.500 pessoas.

Nilson Máximo, integrante da Rota Gastronômica do Cambuci, deixa seu ponto de vista acerca do Festival: “A conservação da Mata Atlântica e seu uso sustentável está completamente vinculada à questão da conservação dos oceanos e das áreas costeiras e marinhas. Por isso, é super importante o festival da Mata Atlântica trazer o tema “Oceane-se” para 2023.”

Já a artesã bertioguense Carolina das Neves conta como o evento é benéfico para os artistas locais: “O Festival é importante tanto para a gente ter um espaço de divulgação e também um espaço de geração de renda. É um evento que está sendo bastante divulgado, as pessoas já conhecem e tem costume de frequentar, então para a gente é muito importante ter acesso a este Festival.”

O VIII Festival ‘Oceane-se na Mata Atlântica’ é uma realização da Prefeitura de Bertioga em parceria com o Sesc Bertioga e Conselho Comunitário de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), com apoio da Fundação Florestal, Instituto Ecofaxina, Instituto Aves Limícolas, Instituto Gremar, Projeto Golfinho Rotador, Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista e Secretaria Estadual de Agricultura.

O evento faz parte do calendário “Bertioga é + diversão e aventura 365 dias”, que tem como objetivo aquecer o turismo, movimentar a economia e gerar emprego e renda para a população.