Força tarefa impede ocupações em áreas de preservação no Bairro Chácaras

11 de junho de 2015

Força tarefa impede ocupações em áreas de preservação no Bairro Chácaras

Com o objetivo de preservar o gerenciamento das áreas incluídas no Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB), diversas ações estão sendo executadas pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente. A mais recente aconteceu no último dia 03, com a realização de uma força-tarefa no Bairro Chácaras, onde foram demolidas duas submoradias, que estavam abandonadas.

A operação foi uma das maiores já realizadas pela Prefeitura com o objetivo de evitar avanços em áreas de preservação e impedir a prática de crimes ambientais no Município. A operação, que aconteceu entre a ‘Estrada da Torre’ e a ‘Rua São Gonçalo’, foi conduzida pela (DOA) e contou com apoio da Polícia Militar e Ambiental e a Secretaria de Serviços Urbanos, que disponibilizou um caminhão para o trabalho de demolição e recolhimento do material apreendido.

Toda ação foi respaldada pela Lei 294/98. Foram aprendidos durante a operação 400 metros de mangueiras, 43 telhas, duas vigas de madeira, fios elétricos e uma grande quantidade de pregos. Além disso, entre os equipamentos e ferramentas encontradas no local estavam uma serra elétrica, tábuas, martelo e formão, utilizados para o corte de madeira.

“São ações como essas, que vão garantir a efetiva conservação das áreas e a implantação dessa nova forma de gerenciamento de nosso meio ambiente. Em conjunto, podemos nos fortalecer ainda mais e no momento de cada operação todas as medidas podem ser aplicadas, desde uma demolição, até o enquadramento criminal por parte da Polícia Militar Ambiental ou pela prefeitura”, salientou o diretor de Operações Ambientais.

De acordo com o diretor, as rondas são ostensivas e ao serem detectadas ocupações irregulares, desmatamentos, ou qualquer indício de invasão, a força-tarefa entra em ação para coibir. As denúncias de invasão devem ser informadas à DOA pelo telefone 3317-7073 ou à Guarda Civil Municipal (GCM) pelo número 153.