Forte São João pode integrar lista de patrimônio mundial da Unesco

24 de abril de 2015

Forte São João pode integrar lista de patrimônio mundial da Unesco

A primeira fortaleza do Brasil, o Forte São João, poderá integrar a lista de patrimônio mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na quarta-feira (08), o monumento recebeu a visita de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, que teve o objetivo de conhecer a fortaleza, suas características e seu grau de preservação.

Na oportunidade, o diretor de Patrimônio Material do Iphan, Andrey Schlee, informou que a intenção é incluir o Forte São João na lista indicativa de bens culturais brasileiros, que poderão ser futuramente apresentados ao Comitê da Unesco para serem avaliados e receberem o título de Patrimônio Mundial. “Serão incluídos outros bens em outros estados do Brasil, mas acredito que o Forte São João tem grande possibilidade de integrar essa lista”, revelou o diretor.

Ele explica que a lista de bens culturais é separada por categorias e a fortaleza pode ser enquadrada como sistema defensivo do Brasil. “Ele será indicado para a lista e por seu grau de preservação, que para o qual a comunidade contribuiu, acredito que tenha boas chances”. Schlee reforça que se trata de um processo longo e demorado, que requer a elaboração de um relatório detalhado, desta forma não há um prazo para a conclusão. “Mas estamos muito otimistas”.

Para o diretor do Iphan, o reconhecimento como patrimônio mundial é ímpar do ponto de vista cultural. O Forte São João vai integrar o circuito de fortificações em diversos roteiros turísticos do mundo, o que vai reforçar o turismo internacional no Município e projetar a Cidade em diversos países.

Forte São João

Fundado em 1547, às margens do Canal de Bertioga, é a fortaleza mais antiga e também mais bem conservada do Brasil. O primeiro Fortim de São Tiago, na Barra da Bertioga, foi reconstruído no final do século XVII, em alvenaria de pedra e cal, tendo as suas obras definitivas sido concluídas em 1710.

O desenho da sua planta apresentava o formato de um polígono retangular com guaritas e vértices. O Forte foi reformado a partir de 1765, tendo reedificada a sua capela, sob a invocação de São João e passou a ser denominado Forte São João da Bertioga.