GCM ambiental fará curso de instrução de armamento

10 de junho de 2016

GCM ambiental fará curso de instrução de armamento

A Guarda Civil Municipal (GCM), que atua na área ambiental, ligados à Diretoria de Operações Ambientais (DOA), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, também vão passar por curso de instrução de armamento de tiro. São mais 13 guardas civis que se juntam aos 45, que já estão aptos a portar armas de fogo.

A Prefeitura abriu processo licitatório na modalidade Pregão Presencial, para contratação de empresa que irá ministrar o curso a essa última turma, cujos envelopes serão abertos no próximo dia 16, na Diretoria de Licitação e Compras, no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira  de Campos 901- Centro). O edital de licitação está disponível aos interessados na Prefeitura  e no site www.bertioga.sp.gov.br .

O processo de armamento da GCM  já está em fase final. O convênio com a Polícia Federal  para a concessão de porte de  arma de fogo aos integrantes da  corporação municipal foi assinado pelo prefeito Mauro Orlandini, em 19 de maio, durante o desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário de emancipação de Bertioga. O próximo e último passo, segundo o secretáruio de Segurança, Eduardo Silveira Bello, será a entrega do armamento  à corporação, cuja data ainda será definida e divulgada oportunamente

Há três anos, a GCM vem sendo reestruturada e se preparando para ser armada. A corporação já passou por cursos de qualificação em 2013, com aulas teóricas e práticas do curso de Capacitação e Armamento de Tiro. Os guardas também passaram por avaliação psicológica para habilitá-los ao uso de arma.

A GCM de Bertioga é referência no trabalho de segurança com respeito ao cidadão, atuando fortemente no apoio às polícias Militar e Civil. A instituição é formada por homens e mulheres  que têm a busca pela proteção do cidadão como vocação. Com esse processo, Bertioga será a segunda cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista a contar com guardas civis armados. A primeira é Praia Grande.