GCM e Fiscalização de Fretamento vão ganhar novos veículos

6 de maio de 2016

GCM e Fiscalização de Fretamento vão ganhar novos veículos

Pensando em dar melhores condições de trabalho para os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e do setor de Veículos de Fiscalização de Fretamento (SEVEF), a Secretaria de Segurança de Bertioga está viabilizando a aquisição de cinco novos veículos. A compra depende da aprovação do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsegur), que vai deliberar, no próximo dia 17, a utilização da verba do Fundo Municipal de Segurança Pública (Funseg).

Os cinco veículos, sendo duas motocicletas e três carros, estão orçados em, aproximadamente R$ 200 mil. A votação está prevista para acontecer, às 15 horas, na Casa dos Conselhos Municipais (Rua Luiz Pereira de Campos, 1.117 – Centro), durante reunião ordinária do Comsegur.

Serão dois veículos utilitários para a GCM e um para o SEVEF. A Guarda Municipal também vai ganhar mais duas motocicletas de 300 cilindradas de potência, que vão auxiliar para dar mais qualidade nos serviços desempenhados pelos agentes.

“Os veículos serão de grande importância para o trabalho dos GCMs. As motocicletas, que são mais potentes, vão ajudar na fiscalização e patrulhamento, além de dar melhores condições de segurança individual aos GCMs”, lembra o secretário de Segurança e Cidadania, coronel PM Eduardo Silveira Bello.

Atualmente, a frota da GCM conta com seis viaturas, sendo duas delas utilizadas na ronda escolar; e um ônibus, usado para o transporte dos GCMs a treinamentos e cursos, e trabalhos sociais.

Armamento

Outra novidade da GCM para este ano é o armamento dos agentes. Segundo o secretário de Segurança e Cidadania, o processo está em fase de assinatura de convênio com a Polícia Federal, que visa emitir os portes e a entrega das armas de fogo aos guardas. Após a aprovação, a minuta será encaminhada para assinatura do prefeito Mauro Orlandini.

A previsão do secretário é que todo o processo para o armamento seja concluído até o final deste mês de maio. “Três turmas passaram por aulas teóricas e de armamento e tiro. A última equipe terminou o curso em março. Bertioga será a segunda cidade da região Metropolitana da Baixada Santista a contar com guardas civis armados. A primeira é Praia Grande”, comenta Bello.

Há dois anos, Bertioga vem sendo reestruturada e se preparando para ser armada. A corporação já passou por cursos de qualificação em 2013, com o objetivo de promover uma reciclagem e iniciar o treinamento, que possibilitará o armamento da corporação.