Geração de empregos ficou equilibrada no ano passado

13 de março de 2015

Geração de empregos ficou equilibrada no ano passado

Bertioga fechou o ano de 2014 com um equilíbrio referente à geração de emprego. Por meio da análise dos dados entre as admissões e demissões realizadas, apresentadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, houve uma queda de 0,82% na colocação de novos postos de trabalho.

O diretor de Trabalho e Renda,  afirma que o cenário não é totalmente negativo em virtude dos números, embora o cenário de 2013 tenha sido melhor, quando foram contabilizadas 329 contratações. “Por isso, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Bertioga intensifica a intermediação de mão de obra entre empregadores e empregados”.

No ano passado, o PAT contabilizou 2.531 inscrições de trabalhadores, que podem ser recolocados no mercado. O diretor reforça a importância da qualificação para conquistar uma boa colocação. “Além da qualificação, o interessado não pode deixar de estudar. Muitas vezes, a empresa se interessa pelo trabalhador, mas se ele não tiver escolaridade, não preenche os requisitos”.

Para se inscrever no PAT é necessário comparecer ao Espaço Cidadão-Centro, que fica na Avenida Anchieta, 382, com o número do PIS, do RG e do CPF.

Para qualificação dos trabalhadores, a Prefeitura de Bertioga trouxe para a Cidade, no ano passado, 10 cursos diferentes, por meio do programa Via Rápida Emprego, do Governo do Estado. Mais de 280 pessoas se capacitaram e receberam uma ajuda de custo no valor médio de R$ 460,00, o que gerou mais de R$ 394 mil em circulação na Cidade.

Para o próximo ano a Prefeitura de Bertioga já cadastrou, junto ao programa Via Rápida Emprego, cerca de 20 cursos para serem ministrados na Cidade. Entre eles, agente de turismo, atendente e recepção de hotelaria, cuidador de idoso, laminador e pintor de embarcações em fibra, mecânico de motores de popa, entre outros. “Buscamos cursos em áreas que atendam a demanda da região e a vocação da Cidade”, explicou o diretor.

Somente no ano passado, 20 pessoas foram contratadas como garçom ou garçonete, um dos cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura, por meio do programa Via Rápida Emprego.

Para se inscrever, o interessado deve acessar o site www.viarapida.sp.gov.br e assinalar os cursos de interesse. Mediante a liberação do Governo do Estado, os cursos, bem como o período de matrícula, serão divulgados no Boletim Oficial do Município (BOM).