Hospital de Bertioga adota projeto Árvore da Vida

10 de julho de 2020

Hospital de Bertioga adota projeto Árvore da Vida

Futuras mamães são presenteadas com arte feita da própria placenta

Eternizar o momento de nascimento do bebê com um ‘carimbo’ da placenta, símbolo dessa ligação entre mãe e filho. Esse é o objetivo do Hospital de Bertioga, com o ‘Projeto Árvore da Vida’, que consiste em realizar uma arte com a própria placenta da mãe. Depois de ser retirada é secada e pintada com tinta guache e em seguida ‘carimbada’ em um papel.

Nele são anotadas várias informações sobre o parto, como tempo de gestação, data do parto, peso e tamanho do bebê. A arte faz alusão ao formato de uma árvore com ramificações e é presenteada para as mães que dão à luz no Hospital de Bertioga.

A primeira mamãe do Hospital a participar da ação, deu à luz na terça-feira (07) e declarou estar muito orgulhosa de fazer parte desse novo projeto. “Queria agradecer ao carinho de toda equipe, a todos que foram muito atenciosos por me proporcionarem esse presente lindo que está aqui mamando. Parabéns a todos”, disse a mãe muito emocionada.

Para Márcia Affonso, enfermeira obstetra que sugeriu a ação ao hospital de Bertioga, que já acontece em outros hospitais públicos do Brasil, o desenho é uma recordação artística ainda mais significativa. “Com a parceria e apoio do INTS tive a oportunidade de implantar esse projeto ‘Árvore da Vida’ onde faremos o carimbo da primeira casa do bebê, com frases motivacionais desse momento especial para presentear a mamãe”, explicou.

Segundo a diretora Administrativa do hospital, essa é uma atenção a mais para a mãe e para a família, que os acompanhará como lembrança em toda a sua vida. “É uma forma de deixar estampado a recordação de um momento tão especial”, falou.