Inspeção verifica fumaça emitida por veículos da frota municipal

17 de setembro de 2014

Inspeção verifica fumaça emitida por veículos da frota municipal

Os veículos da frota municipal, que possuem motor a diesel são inspecionados pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Segurança e Cidadania – Diretoria de Trânsito e Transporte, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, uma vez por ano. A última inspeção aconteceu dia 16 deste mês e teve o objetivo de verificar se a fumaça emitida pelos motores encontra-se dentro dos padrões da legislação vigente.

O método utilizado é a Escala Ringelmann, na qual a fumaça exalada pelos veículos é enquadrada e avaliada pelos padrões legais. Dos 35 veículos da Prefeitura de Bertioga movidos a diesel, 34 apresentaram número 1 na escala (20% de poluentes) e um como número 2 (40% de poluentes).  Já dos veículos movidos a diesel de prestadores de serviço, foram avaliados 34 e todos se enquadraram no número 1 da escala.

Considerando que Bertioga situa-se abaixo de 500 metros de altitude, a escala máxima permitida de densidade de fumaça preta é de 40% ou número 2 da Escala Ringelmann. Por este parâmetro, o resultado apontou que 100% dos veículos estão enquadrados entre a escala de 0% a 40%, portanto, em conformidade com os parâmetros oficiais.

A ação faz parte das diversas diretivas para regulamentação do Programa Município Verde Azul, um programa do Governo do Estado, que visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica.

Para a inspeção é utilizada uma cartela com uma escala de cores chamada Escala Ringuelmann, na qual a fumaça exalada pelos veículos é enquadrada e avaliada pelos padrões legais. Até 40% de emissão de partículas é considerado normal, acima de 60% é considerado poluente. Nesses casos é solicitada a regularização.

Selo

Após a inspeção, os veículos recebem um adesivo para certificar que não são poluentes. A Secretaria de Meio Ambiente criou uma marca para cada campanha com um animal da Mata Atlântica. Desta vez, o animal escolhido foi a anta.

O tema é ‘Minha pegada é verde: ajudo Bertioga a respirar melhor’ e o selo de cada campanha conta com a pegada de um animal.