Junho é o mês das Conferências em Bertioga

5 de junho de 2015

Junho é o mês das Conferências em Bertioga

Avaliar programas em andamento, identificar problemas e propor mudanças para garantir o acesso universal aos direitos sociais. Esses são os objetivos das Conferências Municipais que estarão acontecendo no mês de junho em Bertioga. Serão realizadas três: da Saúde, da Pessoa Idosa e a dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Sob o tema: ‘O Desafio na Implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A Transversalidade com a Radicalidade dos Direitos Humanos’, o primeiro encontro acontece no próximo dia 10, a partir das 9 horas, com a Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que será realizada no Lions Clube Bertioga, localizado na Avenida 19 de Maio, 338 – Jardim Albatroz.

Já a da Pessoa Idosa está marcada para o dia 16, a partir das 13 horas, na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Walter Pereira Prado, 77, no Centro. O tema será  ‘Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por um Brasil de todas as Idades’, o mesmo tema debatido por todos os municípios do país, por orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI).

Entre os assuntos a serem discutidos estão a criação do Fundo Municipal do Idoso de Bertioga, a violência contra os idosos e também a escolha dos delegados que estarão representando o Município na XIV Conferência Estadual do Idoso, em Águas de Lindóia, de 28 a 30 de setembro.

Depois será a vez da Conferência Municipal da Saúde, que acontece no dia 18, das 8 às 18 horas, na sede do Instituto Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga (CAMPB). O tema desta edição será ‘Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas’.

As conferências de políticas públicas são espaços amplos e democráticos de discussão das políticas, gestão e participação. A principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.

Pré-conferência
Neste mês também acontece as pré-conferências da Assistência Social, que servem como preparatória para a etapa Municipal (com data ainda a ser confirmada).  O tema desta edição será ‘Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2016’. A primeira acontece no dia 12, às 13 horas, no Grupo Vivência (Rua Ivo Henrique, 500 - Centro); dia 15, às 14 horas, Centro de Referência e Assistência Social de Boracéia (CRAS) (Rua Jose Costa, 138 – Espaço Cidadão); dia 18, às 13 horas, no Centro de Referência e Assistência Social (CREAS) do Indaiá (Rua Moacir Prado Simões – 432); e dia 25, às 14 horas, CRAS Vicente de Carvalho (Rua Hum, 501).