Lei autoriza aumento de 75% do repasse à Apae

23 de dezembro de 2014

Lei autoriza aumento de 75% do repasse à Apae

Como forma de reconhecimento pelo importante trabalho realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Prefeitura de Bertioga apresentou proposta ao Poder Legislativo para aumento do valor repassado à entidade. A proposta foi aprovada e promulgada pela Lei nº 1.157/14, que autorizou à municipalidade a repassar R$ 35 mil para a Apae. O valor representa um aumento de 75% do que já vinha sendo repassado.

O aumento foi resultado de um minucioso estudo realizado pelos técnicos da Prefeitura de Bertioga, a pedido do prefeito de Bertioga. Esse estudo considerou a inflação do período de janeiro/07 – quando foi aprovado o último repasse no valor de R$ 20 mil – a outubro deste ano, utilizando o índice IGPM. O valor obtido foi de aproximadamente R$ 31 mil.

Para garantir mais segurança para a entidade, o prefeito sugeriu um repasse acima da inflação, no valor de R$ 35 mil. “Temos que reconhecer esse importante trabalho prestado pela Apae. É um serviço exclusivo para pessoas nessa faixa etária, que garante autonomia e uma sociedade mais justa”, comentou o prefeito, reforçando também a importância da parceria com a Câmara. O valor resultante do estudo elaborado pela Prefeitura foi incorporado ao orçamento municipal de 2015.

Todo esse trabalho foi precedido de uma verdadeira força-tarefa que teve como objetivo equalizar a questão financeira da Apae e fortalecer a entidade. Sob a coordenação do prefeito, a comunidade se mobilizou para garantir recursos para pagamento das dívidas da entidade.

De acordo com a presidente da Apae, Miriam da Silva, com o valor arrecadado foi possível realizar um acordo e toda a situação financeira da entidade foi resolvida. “Por isso, conseguimos a aprovação da lei que aumenta o repasse. Hoje a Apae está com sua situação regularizada. É um alívio tanto para a direção quanto para os pais”, afirmou a presidente.

A Apae é uma organização social, sem fins lucrativos. Pela natureza de sua atividade e por sua contribuição para uma sociedade mais justa, a comunidade pode colaborar de diversas formas, seja participando dos eventos que visam arrecadação, adquirindo roupas e objetos no bazar, com doações diretas de valores em dinheiro ou por meio da arrecadação voluntária no IPTU.

Um dos trabalhos mais importantes realizados pela Apae é a preparação para a autonomia e a vida em sociedade. Essa preparação inclui o auxílio na inserção ao mercado de trabalho e na realização de tarefas do dia a dia. Muitos dos assistidos pela entidade já trabalham no comércio e em prestadores de serviços.

A Apae Bertioga está localizada na Avenida Anchieta, 544 - Centro. O telefone para mais informações é 3317-2940.