Mais de 120 ruas recebem reforço de manutenção

5 de fevereiro de 2016

Mais de 120 ruas recebem reforço de manutenção

Uma parceria entre a Prefeitura de Bertioga e a Câmara de Vereadores está possibilitando o atendimento a uma das maiores demandas da comunidade: a manutenção das ruas.  Um plano estratégico para reforço na melhoria das vias já está em andamento, e foi elaborado pelos técnicos da Prefeitura e submetido à apreciação dos vereadores. Serão atendidas 122 ruas em todos os bairros da Cidade com serviços de limpeza, nivelamento, colocação de bica corrida e compactação, o que vai melhorar a circulação de veículos e pedestres nas vias.

Este reforço está sendo realizado com parte dos valores remanescentes do duodécimo (uma parte do orçamento municipal destinado às despesas da Câmara), e atende um relatório detalhado, solicitado pelo prefeito Mauro Orlandini, priorizando as ruas que estão próximo a escolas, equipamentos de saúde e que tenham fluxo de veículos.

Esse mutirão de manutenção de ruas foi definido na última semana, em reunião entre o prefeito e os vereadores que recebem solicitações da comunidade. “A Prefeitura tem conhecimento das vias que necessitam de manutenção, mas considero importante o acompanhamento dos vereadores nessa questão”, comentou Orlandini.

Durante a reunião, os vereadores apresentaram sugestões para que algumas ruas fossem atendidas e solicitaram que todos os bairros recebessem o reforço de manutenção. “Esse serviço é um dos principais pedidos da comunidade e que muitas vezes acabam se transformando em indicações na Câmara. Queremos simplificar e responder com rapidez à comunidade”, comentou o presidente da Câmara, Luiz Henrique Capellini.

O presidente da Câmara solicitou que parte do saldo remanescente do duodécimo, no valor aproximado de R$ 2,8 milhões, fosse utilizado prioritariamente no reforço de manutenção de ruas. Esse valor é devolvido ao Executivo no final do exercício. “Adotamos medidas de contingenciamento, até mesmo por conta da situação financeira do país, e conseguimos economizar, sem prejudicar os serviços. Ficamos satisfeitos em poder colaborar com a Prefeitura e atender uma demanda tão recorrente da comunidade”, explicou Capellini.

Todos os bairros serão atendidos pelo mutirão de manutenção que conta com três frentes de trabalho. Já estão recebendo os serviços os bairros Boracéia, em sete ruas, Maitinga, em oito ruas, e Bairro Chácaras, em 15 ruas. O próximo bairro a receber a manutenção de ruas será o Rio da Praia, em 27 ruas. Os serviços se iniciarão após o Carnaval.

Vistoria

Nesta quinta-feira (04) o prefeito Mauro Orlandini realizou vistoria no bairro Boracéia, que já recebe os serviços de manutenção. Ele ainda aproveitou para vistoriar as principais obras que estão em andamento na Cidade.

A Câmara de Vereadores foi convidada a acompanhar a vistoria, sendo representada pelos vereadores Luiz Henrique Capellini, Toninho Rodrigues, Alfonso Dari, o Alemão, Edvaldo Alecrim, José Feliciano, Márcia Lia, Luiz Carlos Pacífico Júnior. A vereadora Beth Consolo informou que por questões de agenda não poderia participar da vistoria. O vereador licenciado e secretário de Educação, Ivan de Carvalho, também esteve presente.

Foram vistoriadas as obras da creche do Centro; os serviços de pavimentação das ruas do Centro, que já contam com nove ruas asfaltadas e liberadas para circulação de veículos; as obras da nova sede da Defesa Civil, que está em fase de acabamento; as obras de ampliação do Hospital Municipal;  o serviço de instalação de postes de iluminação na Avenida 19 de Maio, no trecho da Praça dos Emancipadores até a Avenida Thomé de Souza; e as quadras poliesportiva de Boracéia e do Rio da Praia.

O grupo ainda aproveitou para conferir de perto o funcionamento da nova logística de transporte escolar, com ônibus adaptados e com cinto de segurança para todos os alunos na Emef José Carlos Buzinaro.

Para o presidente da Câmara, o andamento das obras mostra que Bertioga está em pleno desenvolvimento. “Mesmo com a crise que o país atravessa, com uma boa administração é possível realizar obras e fazer o município crescer. Isso é fruto de uma parceria construtiva entre Legislativo e Executivo”.

O prefeito Orlandini também reforçou a importância da parceria. “Os vereadores reconhecem os esforços do Executivo para administrar o Município em tempo de crise e colaboram muito para que as demandas da comunidade sejam atendidas. Com essa vistoria, conseguimos ter uma visão clara de todos os serviços que estão sendo feitos”.