Meio Ambiente amplia cursos de férias

5 de janeiro de 2017

Meio Ambiente amplia cursos de férias

Este ano, os cursos de férias oferecidos pela Secretaria de Meio Ambiente foram ampliados. Agora, adolescentes de 12 a 15 anos e a terceira idade têm turmas garantidas. O programa tem como objetivo aproximar alunos e meio ambiente, com conhecimento teórico e prático, sobre as riquezas e diversidade do manguezal em Bertioga.

A primeira turma, com 40 crianças de nove a 12 anos, tem aulas entre os dias 9 e 13 deste mês. O título “Entre a serra e o oceano tem o nosso manguezal” é uma referência ao Hino de Bertioga. A aula prática começa com um passeio no Barco-escola, que percorrerá o Canal de Bertioga, com aulas da bióloga Mylene Lyra, da Coordenadoria do Núcleo de Educação Ambiental.

A bióloga explicou que nessa primeira turma, os alunos são divididos em três grupos e no primeiro dia de aula aprendem sobre ecossistemas de transição (manguezais) e a influência da maré nos manguezais. “Em Bertioga temos os três tipos: mangue branco, vermelho e preto. Eles aprendem sobre o solo, água, pássaros e realizamos várias atividades”, completou.

Ela ressaltou que "esse é o momento em que as crianças podem aprender sobre o meio ambiente e a diversidade natural da sua Cidade, já que existem rios, mangue, mata atlântica. A intenção é despertar o amor por Bertioga, porque quem ama cuida".

Em 2016, foram atendidas 89 crianças nos cursos de férias oferecidos de janeiro a julho. Este ano, a estimativa é que sejam atendidos 135 alunos somente este mês, sendo que 35 vagas são destinadas ao curso oferecido à terceira idade.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no Viveiro Municipal, à rua Manoel Gajo, nº 1.080, ao lado da delegacia, no Centro, das 09h às 16h. É necessário doar um quilo de alimento não perecível ou brinquedo usado em bom estado de conservação, que será repassado ao Fundo Social de Solidariedade.

A primeira turma, para crianças de nove a 12 anos, já está com todas as vagas preenchidas. Mas ainda é possível se inscrever para os cursos do infantil ( cinco a oito anos), adolescente (13 a 15 anos) e idosos.

Infantil

Para as crianças de cinco a oito anos, há o curso “Infância magia: brincar no parque é fantasia”, entre os dias 18 e 20 deste mês, das 9h às 12h. Inscrições no Viveiro, entre os dias 09 e 16. São 40 vagas.

Adolescentes

Já os jovens de 13 e 15 anos podem participar do curso “Conhecendo as aves do manguezal”, que acontecerá nos dias 25 e 26, das 9h às 12h, com inscrições de 17 a 23 de janeiro. Esse curso tem parceria com o Sesc Bertioga. São 40 vagas.

Terceira Idade

Este ano, os idosos também poderão aproveitar os cursos de férias. Para eles, aula no dia 31, das 9h às 12h, sendo que as inscrições acontecem entre os dias 17 e 24 de janeiro. São 35 vagas para o tema “Entre a serra e o oceano tem o nosso manguezal”.