Ministro das Cidades assina financiamento de R$ 24,9 milhões para pavimentação de ruas

14 de outubro de 2014

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, esteve em Bertioga nesta terça-feira (14), para a assinatura do contrato de financiamento de R$ 24,9 milhões entre o Governo Federal e a Prefeitura de Bertioga. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito de Bertioga, que comemorou a liberação do financiamento por parte do Ministério das Cidades, cujo valor será utilizado para a pavimentação e adequação de 35 ruas na região central da Cidade. A contrapartida do Município é de R$ 4,1 milhões, totalizando R$ 29 milhões de investimento.

“Bertioga está em pleno desenvolvimento. Nos últimos anos, ampliamos o investimento em infraestrutura. Estamos fazendo grandes obras de pavimentação, além de serviços diversos de macro e microdrenagem. Agora, com esse financiamento, vamos iniciar a pavimentação de diversas ruas, garantindo mais qualidade de vida e valorização dos imóveis”, ressalta o prefeito, lembrando que a obra representa um novo momento de desenvolvimento para a Cidade.

O prefeito agradeceu a visita do ministro, reforçando o reconhecimento por parte do Governo Federal da importância dos municípios, com a criação do Ministério das Cidades. “É o entendimento de que o município é a célula mais importante. E esse financiamento é a prova do interesse pelo desenvolvimento das cidades”.

Occhi elogiou a boa administração de Bertioga, lembrando que todos os passos para aprovação do financiamento foram obedecidos pela municipalidade. “Desde o projeto até a análise da capacidade de endividamento do Município, enfim, todas as etapas foram atendidas”, comentou o ministro.

Ele ainda parabenizou a integração entre Executivo e Legislativo que resulta em projetos que beneficiam a comunidade. “Os vereadores aprovaram o financiamento. É uma forma republicana de administração”.

Durante o evento estiveram presentes o presidente da Câmara, Luiz Henrique Capellini, os vereadores Pacífico Júnior, José Feliciano, Edvaldo Alecrim, Alemão, Márcia Lia, Valéria Bento e Antônio Rodrigues Filho. A vereadora Beth Consolo não pode comparecer, entretanto fez questão de telefonar para o prefeito para parabenizar pela visita e pela assinatura do contrato.

Bertioga passará de 12% para 30% de ruas pavimentadas
Atualmente, Bertioga conta com aproximadamente 12% de ruas pavimentadas. Com a conclusão dessa obra, esse percentual passará para 30%. O prefeito reforçou que a pavimentação de ruas é um compromisso da Administração e também da Câmara de Vereadores, que vem aprovando os projetos do Executivo que tratam de obras estruturantes, como a macrodrenagem.

Para a escolha das ruas beneficiadas a municipalidade utilizou como critério as vias que já contam com rede de água e esgoto e redes de micro e macrodrenagem. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, a previsão é de que no primeiro trimestre do ano que vem as obras sejam iniciadas e a previsão de conclusão é de 18 meses. “O cronograma do Ministério das Cidades é de conclusão em dois anos, entretanto, queremos diminuir esse prazo”.

Conforme projeto elaborado pela Secretaria de Planejamento Urbano, serão beneficiadas 35 ruas da região central, compreendendo localidades do Centro, nas regiões que eram conhecidas como Vila Itapanhaú, Jardim Lido, Jardim Paulista, Vila Tupi, Parque Estoril, além dos bairros Albatroz e Maitinga. Serão executados serviços para implantação de guias e sarjetas, calçadas, adequação de acessibilidade e pavimentação. São 17.518 metros de extensão de vias e 35.037 metros de calçadas.

Sobre a área beneficiada, o prefeito considera estratégica para o planejamento urbano. “É uma região que já conta com serviços de rede de água e esgoto, e agora receberão pavimentação, calçadas com acessibilidade, sinalização viária e em alguns casos, serviços de drenagem”, disse.

Principais ruas

A maior parte das ruas beneficiadas fica na área compreendida entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza e entre as avenidas Vicente de Carvalho e 19 de Maio. Algumas vias, como as localizadas nas proximidades do Paço Municipal, já poderão receber uma frente de trabalho, conforme prevê o secretário. “Já estão concluídas as obras de microdrenagem da Bacia 6 e as ruas já contam com guias e sarjetas. Por isso, nessas áreas, será mais rápido”.

Outra frente de trabalho, de acordo com o secretário, poderá ser aberta na Rua Manoel Gajo. A via receberá uma das principais intervenções, no trecho que fica entre a Avenida Thomé de Souza e a Rodovia Rio-Santos (SP-55), com 1.675 metros de extensão. Serão obras para implantação de galeria de macrodrenagem, serviços de microdrenagem, remanejamento das redes da Sabesp (água e esgoto), guias e sarjetas, execução de calçadas, adequação de acessibilidade e pavimentação.

A Rua Osvaldo Cruz também receberá pavimentação, no trecho da Avenida Thomé de Souza até a Rua Ayrton Senna, uma vez que a via faz parte do itinerário das linhas de ônibus municipal.

O financiamento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) – Mobilidade Urbana, do Governo Federal, e a contrapartida do Município será de R$ 4,1 milhões, totalizando R$ 29 milhões. Este é o segundo maior investimento em obra pública realizado pelo Município nos últimos cinco anos. O primeiro é a duplicação da Avenida Anchieta, que contou com investimentos de cerca de R$ 30 milhões, provenientes do Programa Saneamento para Todos, também do Governo Federal, e cuja obra está em fase de conclusão.