Mutirão de saúde pública atende Boracéia

20 de março de 2015

Mutirão de saúde pública atende Boracéia

Boracéia recebeu três dias de ações de saúde pública. Por iniciativa da Prefeitura de Bertioga, o mutirão envolveu a Diretoria de Vigilância em Saúde, Seção de Vigilância Sanitária, Coordenadoria de Vetores e Dengue e Centro de Controle de Zoonoses, entre os dias 18 e 20.

Uma das principais ações foi realizada em parceria com uma clínica veterinária do bairro. Os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses realizaram castração em mais de 70 gatos, mediante agendamento prévio.

Além da castração, os animais ainda foram vacinados conta a raiva animal e os proprietários foram orientados sobre os cuidados após a cirurgia. De acordo com a chefe do Setor de Controle de Zoonoses, Maria Luiza Mazzucato, esterilização, além de impedir a reprodução e assim diminuir a superpopulação de cães e gatos, tem muitas outras vantagens para o animal e para seu proprietário. “As fêmeas não entram mais no cio, os machos param de fazer xixi em todos os cantos, fêmea fica livre do risco de câncer de ovário e de útero e diminui muito o risco de câncer de mama e oOs machos param de fugir para ir atrás de fêmeas que estão no cio”.

Ela ainda reforça a questão da saúde pública, uma vez que o descontrole sobre as crias pode trazer superpopulação de animais, que ficam soltos pelas ruas, revirando lixo, o que atrai ratos, e podendo levar doenças aos seres humanos.

A intenção, segundo Maria Luiza, é realizar a ação pelo menos uma vez por mês em Boracéia, descentralizando os serviços e facilitando o acesso à comunidade. “Temos uma clínica parceira que nos garante infraestrutura e podemos disponibilizar os técnicos para fazer o serviço. Pretendemos continuar com esse trabalho”.

A comunidade recebeu a visita dos técnicos da Coordenadoria de Vetores e Dengue, que prestaram esclarecimentos sobre os possíveis criadouros da dengue. O Centro de Controle de Zoonoses realizou a desratização setorizada, com a aplicação de veneno nas ruas, e antiratização, que consiste na distribuição de folhetos sobre os perigos da leptospirose, transmitida ao ser humano pela urina do rato, bem como informações de como evitar a proliferação desses roedores.

Já os técnicos da Seção de Vigilância Sanitária visitaram os comércios do bairro dando informações sobre o correto armazenamento e manipulação de alimentos.