Nace reabilita pacientes com comprometimento neurológico

10 de junho de 2015

Nace reabilita pacientes com comprometimento neurológico

Após passar por uma grande reforma, o Núcleo de Apoio a Crianças Especiais (Nace), subordinado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, retomou seus serviços na antiga sede, no último dia 20. O equipamento vem trabalhando ativamente para levar tratamento de qualidade, visando cuidar da reabilitação e da inclusão social de crianças e adolescentes com comprometimento neurológico.

O Nace atende 140 pacientes com idade entre zero e 18 anos. Entre os profissionais disponíveis estão, duas fonoaudiólogas, duas terapeutas ocupacionais, uma fisioterapeuta e duas psicopedagogas. “Estamos aguardando a contratação de mais uma fonoaudióloga, uma assistente social e um psicólogo para completar a equipe”, mencionou a coordenadora do Núcleo e assistente social, Cristianne Martin.

Uma das técnicas oferecidas aos pacientes é a bandagem terapêutica, que é utilizada pelo fonoaudiólogo, fisioterapeuta e a terapeuta ocupacional. Trata-se de um método que alivia a dor, reduz edemas, melhora a circulação linfática, proporciona maior estabilidade nas articulações e melhora a contratação muscular. “O Nace é o único equipamento municipal da Cidade que conta com esse tratamento”, comenta a coordenadora.

Todos os pacientes que chegam ao Núcleo são inseridos no Cadastro Único (Cadúnico). Segundo a secretária de Desenvolvimento Social Trabalho e Renda, embora o equipamento seja vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, ele se baseia em uma filosofia de atendimento integrado. “É uma rede que envolve também as secretarias de Saúde e Educação”, disse.

A secretária também lembra que o Nace conta com um veículo próprio, destinado a transportar os pacientes para o tratamento necessário na entidade. “Contamos com monitor para acompanhar os pacientes que moram longe e têm dificuldades de locomoção. O veículo é disponibilizado todos os dias e faz o trajeto de Caiubura a Boracéia”, disse.

Centro Especializado
O Centro de Educação Especializado (CEE) dá suporte educacional às crianças, que não podem frequentar a escola por causa do comprometimento neurológico. “Antes da reforma, era aqui que eles também estudavam. Mas, com a inauguração do CEE, agora temos mais espaço voltado apenas à reabilitação”, comenta Cristianne.

Reforma
Após a reforma, o prédio recebeu novos banheiros, com a adequação dos já existentes. A cozinha foi reformada, assim como o telhado e o teto ganho um forro em PVC, com isolamento em manta de vidro.

O equipamento também ganhou uma sala de psicologia, obras de acessibilidade, foram instaladas barras de segurança em pontos estratégicos e esquadrias de alumínio no refeitório. A calçada externa foi reformada. Foi feita a revisão nas instalações elétricas e hidráulicas e o local ganho pintura interna. “O próximo passo será adaptar a piscina para que os pacientes possam fazer hidroterapia. Falta aquecer a água e implantar barras de acessibilidade”, disse a coordenadora.

Serviço
O Nace funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Alzemiro Balio, s/nº, no bairro Vista Linda. Informações pelo telefone: 3313-9135.