Novembro Azul Animal: castração evita câncer de próstata em cães e gatos

16 de novembro de 2017

Novembro Azul Animal: castração evita câncer de próstata em cães e gatos

Na próxima quarta (22) e quinta (23), o Centro de Zoonoses de Bertioga fará consultas e castrações em animais para evitar a doença.

Entre todos os tipos de cânceres, o de próstata é a variedade que mais mata homens no mundo. Novembro ficou conhecido como o mês de prevenção à doença. Mas você já pensou que esse mal pode atingir também o seu animal de estimação?

Pensando no bem estar animal, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Vigilância à Saúde, preparou um esquema especial de castração para cães e gatos machos. Na próxima quarta-feira (22) e quinta-feira (23), das 8h ao meio-dia, a população poderá levar seus bichinhos ao local para realizar o procedimento na hora.

Antes da intervenção cirúrgica, os pets passarão por uma consulta para avaliação. Poderão ser castrados animais a partir de dois meses de idade que estejam em condições de saúde para passar pelo procedimento, por isso a importância da consulta.

Castração resolve

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga, Lizângela Macário, alerta. “O homem não é o único ser que sofre com a doença de próstata. A chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) também pode afetar 80% dos animais adultos. Com uma cirurgia simples, chamada orquiectomia, isso pode ser evitado em 99%”.

Sintomas

Não existem números sobre a incidência da doença em animais domésticos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Mesmo que a maioria dos casos seja de tumores benignos, a prevenção é necessária.

Tanto cães quanto gatos machos devem realizar os exames preventivos como toque e ultrassom. Os donos devem ficar atentos a sintomas como aumento na frequência do ato de urinar, gotejamentos constantes, bem como sangue ou pus na urina. Pode haver ainda dificuldade no ato de defecar, devido ao aumento da próstata e dor abdominal.

Serviço

O Centro de Controle de Zoonoses fica na Rua Manoel Gajo, 2644, Centro (antigo Parque Estoril). Atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. E não pense que a Prefeitura esqueceu as fêmeas. São distribuídas às terças e quintas, a partir das 8 horas, senhas para marcação de castrações, realizadas posteriormente com dia e hora marcada. Mais informações pelo telefone (13) 3316-4079.