Obra de pavimentação de 50 ruas conta com seis frentes de trabalho

4 de maio de 2016

Obra de pavimentação de 50 ruas conta com seis frentes de trabalho

A obra de pavimentação de 50 ruas no Centro, Albatroz e Maitinga avança com diversas frentes de trabalho, entre drenagem, instalação de guias e sarjeta e execução do asfalto. Nove ruas já estão pavimentadas e outras 11 aguardam uma remessa de asfalto para a conclusão do serviço.

Uma das ruas asfaltadas na última semana foi a Caminho São Lino, no Centro, uma via tradicional de Bertioga, que dá acesso ao Morro da Senhorinha e que se tornou caminho de servidão, no trecho entre a Avenida Anchieta e o Morro. Como a rua não tem saída para veículos, somente para pedestres, o local acabou se tornando área de descarte de lixo e entulho, motivo de reclamação de moradores. Com a pavimentação, esse problema acabou e a via já está de cara nova.

Uma das frentes de trabalho de microdrenagem, guia e sarjeta já avançou para as ruas no entorno do Ginásio Municipal de Esportes Alberto Alves. Estão sendo contempladas as ruas Henrique Montez, Manoel da Nóbrega e Bartolomeu Fernandes Gonçalves.

Na localidade conhecida como Jardim Paulista, sete ruas estão sendo contempladas: Oswaldo Cruz, General Osório, Rodrigues Alves, Benedito Siqueira (no trecho entre a Avenida Anchieta e a Rua Ayrton Senna), Brás Cubas, Luiz Pereira de Campos e Afonso Pena. Nesse quadrilátero estão sendo executados serviços de drenagem, guia e sarjeta.

Outro quadrilátero que também recebe uma frente de trabalho está compreendido entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza e ruas Jorge Ferreira e Caminho São Lino. São oito ruas que estão recebendo serviços de microdrenagem, guia e sarjeta. Ainda nessa localidade, está sendo executada uma galeria de drenagem na Rua Mestre Pessoa, que vai evitar o alagamento em períodos chuvosos.

Mais uma frente de trabalho teve início esta semana, com obras de drenagem nas ruas Francisco Chaves e Francisco Pinto, próximo à Avenida Thomé de Souza. Nesse quadrilátero também foi iniciada a instalação de guias e sarjetas na Rua Mestre Pessoa, próximo à Praça Soroptimista.

Maitinga

No Maitinga, quatro ruas recebem uma frente de trabalho e já contam com a base para receber o asfalto. São as ruas Miguel Seiad Bichir, Hugo Santos Silva, Jaçanã e Dr. Amador Aguiar.

Rua Manoel Gajo

Uma das principais vias de Bertioga, a Rua Manoel Gajo, no Centro, também passa por intervenções. A via está recebendo uma galeria de macrodrenagem com 377 metros no trecho entre a Rodovia Rio-Santos e a Rua Ayrton Senna. A galeria irá captar água pluvial da bacia hidrográfica de toda a região no entorno, evitando os alagamentos constantes.

De todas as ruas que serão contempladas no projeto, a Manoel Gajo será a que terá maior investimento. Somente nessa etapa, o custo é de R$ 1,6 milhão. Só essa fase da obra tem prazo de conclusão de cerca de quatro meses. A próxima etapa será a instalação da rede de microdrenagem no trecho entre a Rua Ayrton Senna e a Avenida Anchieta e, posteriormente a execução das guias, sarjetas, pavimentação e calçadas em todo esse trecho.

Investimento

A Prefeitura de Bertioga está investindo mais de R$ 30 milhões, recursos esses provenientes de investimentos municipais próprios, conquistados por meio de financiamento do Programa Pró-Transporte, com recursos do FGTS.