Obras de pavimentação das 50 ruas da região central avançam

15 de janeiro de 2016

Obras de pavimentação das 50 ruas da região central avançam

Mais uma localidade da área central da Cidade já está recebendo obras de pavimentação e adequação urbana, que beneficiarão 50 ruas dessa região do Município. A Prefeitura iniciou os serviços com mais uma frente de trabalho na Rua Miguel Seiad Bichir, no bairro Maitinga, com a execução de galerias para drenagem de águas pluviais, instalação de tubos e bocas de lobo. A próxima intervenção será na Rua Hugo Santos Silva, também no Maitinga – no trecho compreendido entre a praia e a Praça Potengui

No total, a obra de pavimentação das ruas do Centro, que inclui as localidades que eram conhecidas como Vila Itapanhaú, Jardim Lido, Jardim Paulista, Vila Tupi e Parque Estoril, e também os bairros Albatroz e Maitinga, já conta com quatro frentes de trabalho abertas, sendo três para execução de guias e sarjetas e uma  para pavimentação.

Na  localidade conhecida como Vila Itapanhaú, no Centro, as obras seguem a todo vapor e só não foram concluídas por conta do período de chuvas. Nessa região,  asfalto já chegou à Rua Ivo Henrique – trecho entre o Rio Itapanhaú e a Rua Luiz Pereira de Campos; a Walter Pereira Prado, entre as ruas Ivo Henrique e Enio Barbato; Rua Cláudio Cesar de Aguiar Mauriz, entre o Rio Itapanhaú e a Enio Barbato e a Enio Barbato – trecho entre o rio e a Cláudio Cézar de Aguiar Mauriz.  As demais já estão preparadas para receber pavimentação, o que deve ocorrer nos próximos dias, quando o tempo firmar.

O prefeito Mauro Orlandini e sua equipe técnica vêm acompanhando cada passo da obra que representa um avanço no desenvolvimento de Bertioga. “Estamos investindo em infraestrutura, fazendo grandes obras de pavimentação, além de serviços diversos de macro e microdrenagem. Com a pavimentação dessas 50 ruas, estaremos garantindo mais qualidade de vida e valorização dos imóveis na região central da Cidade”, comemora o prefeito, lembrando que nos últimos anos Bertioga ampliou os investimentos em infraestrutura.

Orlandini reforça, que as 50 ruas beneficiadas pela obra de pavimentação foram selecionadas porque já contam com rede de água e esgoto. “Toda infraestrutura básica já está concluída, por isso vamos dar andamento à pavimentação, que representa melhoria na mobilidade urbana e valorização imobiliária”.

A Prefeitura de Bertioga está investindo mais de R$ 30 milhões, recursos esses provenientes de investimentos municipais próprios, conquistados por meio de financiamento do Programa Pró-Transporte, com recursos do FGTS.

Além da pavimentação, a ruas estão recebendo serviços para implantação de microdrenagem, com guias e sarjetas, além de calçadas, com adequação de acessibilidade nas 50 vias previstas no projeto. A Rua Estevão da Costa foi a primeira a receber a frente de trabalho por já contar os serviços topográficos concluídos.

Macrodrenagem

Nesse processo estrutural, duas vias receberão importantes intervenções de macrodrenagem. A Rua Manoel Gajo, no trecho entre as ruas Ayrton Senna e Edmundo Gomes, no Centro, com 360 metros de galeria pluvial; e a Rua José Toledo Civitanova, no Maitinga, que receberá 250 metros de galeria. Essas obras garantirão escoamento da água da chuva, evitando alagamentos, uma reivindicação antiga da comunidade dessas localidades.

Já a Rua João Ramalho, no trecho próximo à Rua Oswaldo Cruz, no Centro, receberá recapeamento, totalizando 6.200 m2 de intervenções.

No total, serão executados mais de 16 mil metros de rede de tubulações (microdrenagem), 160 mil m² de pavimentação, 80 mil m² de passeio público com acessibilidade, 360 mestros de macrodrenagem na Rua Manoel Gajo (Centro) e mais 350 metros na Rua José Toledo Civitanova.

Confira as ruas que serão pavimentadas

1 - Rua Capitão Morais

2 - Rua Gonçalo da Costa

3 - Rua Pires Cubas

4 - Rua Silvio Rodrigues

5 - Rua Aleixo Garcia, entre a Avenida Anchieta e o trecho sem saída

6 - Rua da Saudade, entre a Avenida Anchieta e Rua Júlio Prestes

7 - Rua Júlio Prestes, entre a Avenida Anchieta e Rua Domingos Pires

8 - Rua Mestre Pessoa

9 - Rua Capitão Pedroso

10 - Rua Gabriel Garcez

11 - Rua Caminho São Lino

12 - Rua Estevão da Costa

13 - Rua Antônio Rodrigues de Almeida entre a Avenida Anchieta e a Rua João Ramalho

14 - Rua Henrique Montez

15 - Rua Francisco Pinto, entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza

16- Rua Francisco Chaves, entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza

17 - Rua Bartolomeu Fernandes Gonçalves

18 - Rua Prudente de Morais

19 - Rua Procópio Ferreira

20 - Rua Duque de Caxias

21 - Rua General Osório

22 - Rua Rodrigues Alves, entre as ruas Prudente de Morais e Dr. Edmundo Gomes

23 - Rua Manoel Gajo, entre as avenidas Anchieta e a Rodovia SP 55 (Rio-Santos);

24 - Rua Walter Pereira Prado

25 - Rua Geraldo Ferraz

26 - Rua Aristides Lickes

27- Rua José Burlamarqui