‘Onda Limpa’ já executou 20%  de serviços de esgoto em Bertioga

29 de agosto de 2014

‘Onda Limpa’ já executou 20% de serviços de esgoto em Bertioga

Cerca de 20% dos serviços referentes ao sistema de esgotamento sanitário de Bertioga já foram executados pelas diferentes frentes de trabalho que atuam nos bairros de Bertioga, informa a gerência Regional da Sabesp no Município. Os bairros Vista Linda, Jardim Rafael e Chácaras (1º e 4º setores) estão sendo vistoriados previamente para produção de relatório fotográfico, e receberão mais de três mil novas ligações domiciliares às redes de esgoto.

As obras integram o programa Onda Limpa, que tem contribuído para a ampliação da coleta e tratamento de esgotos de toda Região Metropolitana da Baixada Santista. De acordo com a Sabesp, para evitar o menor transtorno possível, as intervenções em vias públicas serão feitas em pequenos trechos sinalizados.

“Esta complementação do sistema de esgoto da Cidade evitará lançamentos indevidos nas galerias de drenagem das águas pluviais, beneficiando diretamente 12 mil moradores e indiretamente toda população e turistas de Bertioga com a despoluição dos mares, rios e córregos da região, contribuindo para melhores condições de balneabilidade”, explica o gerente Regional da Sabesp em Bertioga, Rogério José Osti.

Uma segunda fase do Onda Limpa, que garantirá a universalização do saneamento na Baixada Santista até o final da década, está em fase de finalização do projeto Executivo, que garantirá a universalização do saneamento na Baixada Santista até o final da década. Segundo a Sabesp, isso significa manter os indicadores de abastecimento de água próximos a 100% e alcançar esse patamar quanto à cobertura das redes coletoras de esgoto nas áreas conformes (sem impeditivos legais), onde a Companhia é autorizada a prestar serviços.

‘Se Liga na Rede’

Até maio deste ano, o programa Se liga na Rede beneficiou, em toda Baixada Santista 2.435 residências com a devida e gratuita conexão ao sistema de esgotamento público. Somente em Bertioga, neste mesmo período, foram 221 imóveis contemplados.·.

Para realizar a ligação do domicílio à rede de esgoto, os proprietários precisam fazer adaptações internas das residências para direcionar a água da chuva à galeria de águas pluviais e os esgotos à rede coletora da Sabesp. A execução da primeira ligação não tem custo ao cliente.

Visando garantir a reforma das instalações internas para a correta ligação às redes coletoras, o Governo do Estado de São Paulo e a Sabesp iniciaram em 2013 o Programa Se Liga na Rede, para custear (80% pelo governo e 20% pela Sabesp) a reforma dentro dos imóveis de famílias de baixa renda.