Operação Verão em Itaguaré e Guaratuba conscientiza mais de três mil pessoas

14 de janeiro de 2015

Operação Verão em Itaguaré e Guaratuba conscientiza mais de três mil pessoas

Mais de três mil pessoas foram abordadas entre as praias de Itaguaré e Guaratuba, em Bertioga, no primeiro fim de semana da Operação Verão, realizada pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Operações Ambientais, que tem a finalidade de disciplinar o uso sustentável das referidas praias, e do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb). A operação, que segue até 1º de fevereiro, acontece sempre aos sábados e domingos, com atividades das 9 às 15 horas.

Nesse primeiro fim de semana, cerca de 30 pessoas estiveram envolvidas na operação, que conta com a parceria da Fundação Florestal (FF), Guarda Civil Ambiental e monitores do Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Município, e apoio da Associação de Moradores da Praia de Guaratuba.

Além do trabalho de fiscalização, que foi intensificado, evitando acampamentos, realização de churrasco na praia e consequente agressão ao meio ambiente, o diretor de Operações Ambientais da Prefeitura, disse que a iniciativa também teve o intuito de conscientizar os frequentadores de Itaguaré e Guaratuba a não deixar lixo na praia.

“As praias estão mais limpas, graças ao trabalho de conscientização que vimos desenvolvendo desde 2010”, ressalta o diretor da DOA, lembrando que além de fiscalizar, vem sendo realizado um trabalho preventivo, orientando os usuários das praias e do Perb a evitar práticas que possam degradar o meio ambiente.

Em dois dias, a operação percorreu as praias de Itaguaré e Guaratuba orientando as pessoas sobre a proibição da permanência de cachorros na faixa de areia, conforme determina a Lei Municipal 205/96. Entre uma praia e outra foram apreendidas pipas com linhas contendo cerol; uma rede com malhagem proibida para a pesca; e uma pessoa foi autuada por retirar do mangue caranguejos com tamanho da carapaça abaixo do permitido por lei, ou seja, com menos de sete centímetros. “Agora é época do defeso da fêmea e a captura não é permitida”. Os caranguejos foram devolvidos ao mangue.

Já na área do Perb, a fiscalização apreendeu duas embarcações, no Rio Itaguaré, que estavam sendo usadas ilegalmente para pesca e retirada de palmito da mata.

Umas das atrações da ação, foi um estande de exposição de animais taxidermizados (empalhados), existentes na fauna de Bertioga, pertencente ao acervo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No local foram distribuídos cartilhas e folhetos explicativos, mostrando aos usuários das praias a importância de preservar esses animais. Na exposição há jaguatiricas, boca de tubarão, bicho preguiça e vários organismos marinhos.

Para conhecer melhor o perfil dos frequentadores das praias de Itaguaré e Guaratuba, a DOA está realizando uma pesquisa, visando conhecer o perfil desses usuários, a fim de balizar um planejamento futuro, que possibilitará novas ações para a próxima temporada.

Segundo o diretor Júnior, com as primeiras entrevistas foi observado que no sábado, a maioria das pessoas que frequentam as referidas praias são turistas que já estão na Cidade, vindos do interior e de municípios paulistas. Já no domingo, são turistas de um dia, provenientes da zona leste de São Paulo e de cidades vizinhas como Cubatão e do distrito de Vicente de Carvalho (Guarujá). “Essa pesquisa vai nos dar uma amostragem do público que frequenta essa região. Com esse trabalho, também vamos buscar sugestões para a melhor utilização das praias”.