Operações Ambientais fecha 2014 com mais de 1.800 ações no Município

13 de janeiro de 2015

Operações Ambientais fecha 2014 com mais de 1.800 ações no Município

A Diretoria de Operações Ambientais (DOA), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bertioga fechou 2014 contabilizando 1.879 ações executadas no Município. Os trabalhos vão desde autuação de veículos, por uma diversidade de infrações; contenção a invasões em área de preservação ambiental; fiscalização de embarcações na faixa de areia da praia, até o resgate de animais silvestres. A estatística geral do ano mostra que, deste total, 1.875 ações foram solucionadas, e somente quatro ficaram pendentes.

De acordo com o balanço anual da DOA, a autuação de veículos se destaca, com 455 ocorrências, a maioria delas por estacionamento em local e horário proibidos por lei na faixa de areia (302 autuações) e por uso de equipamentos de som em volume não permitido (153 autuações).

O universo de ocorrências é bem diversificado. Depois dos veículos, o maior acúmulo de registros de ações da DOA é a fiscalização de embarcações e moto aquáticas na faixa de areia da praia, que totalizou 262 ocorrências, sendo 71 registros só no mês de dezembro. Em seguida, vem o resgate de animais silvestres, que totalizou 149 ações. Entre esses animais estão preguiça, veado, jacaré, gamba, também conhecido como saruê, entre outras espécies.

Do total resgatado, 38 foram encaminhados para instituições e organizações que cuidam de animais e os recuperam de acidentes causados por conta de travessias em rodovias e atingidos por alguma doença; 84 foram reintegrados ao seu habitat natural e 27 foram a óbito.

Outras atividades destacadas pela estatística da Diretoria de Operações Ambientais são: a retirada de barracas de acampamento de locais não permitidos (118 ocorrências); apreensão de pipas na praia, com linhas contendo cerol (102); orientações quanto a animais na praia (98); demolição de subconstruções/barracos e alvenaria (46); forças tarefas realizadas em conjunto com a Polícia Ambiental (46); operações conjunta com a secretaria de Segurança e Cidadania sobre som em casas noturnas (26); retirada de churrasqueiras da praia (180); blitz para conter venda ilegal de peixes (103); operação conjunta no Parque Estadual Restinga de Bertioga com a Guarda Civil Municipal e Polícia Ambiental (36), captura de abelhas e vespas (35), entre outras ações. Do total de 1.879 ações, somente quatro não foram solucionadas e estão relacionadas a desmatamento.

Serviço
A Diretoria de Operações Ambientais fica na Rua Mestre Pessoa, 667, Centro. O telefone para denúncias é o 3317-7073 ou o número 153, da Guarda Civil Municipal, que atende 24 horas.