Parceria permite realização de oficinas de caiaque e vela para jovens assistidos pelos CRAS

29 de julho de 2014

Parceria permite realização de oficinas de caiaque e vela para jovens assistidos pelos CRAS

Uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e de Segurança e Cidadania vai garantir o desenvolvimento de oficinas de caiaque e vela para jovens assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bertioga.


O objetivo do projeto é desenvolver atividades físicas em grupo, que possibilitem o convívio comunitário e a qualidade de vida de jovens de 15 a 17 anos que participam dos programas disponibilizados pelos CRAS em Bertioga, em parceria com os governos Federal e Estadual.

A iniciativa está sendo desenvolvida por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão e o Setor de Políticas de Juventude e consiste em oficinas teóricas e práticas que vão estimular os jovens à participação em atividades coletivas como fortalecimento do vínculo comunitário. A prática de esportes aquáticos, como o caiaque e a vela, será o instrumento utilizado, permitindo a melhoria da qualidade de vida dos jovens.

O projeto vai atingir cerca de 140 jovens que fazem parte dos programas sociais como o Ação Jovem, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolvidos nas duas unidades do CRAS, uma no Indaiá e outra no Jardim Vicente de Carvalho, além do Espaço Cidadão-Boracéia, onde funciona um polo do Serviço de Convivência.

As atividades teóricas envolvem um ciclo de palestras com os jovens com o objetivo de desenvolver os vínculos comunitários e familiares, sobre a importância da permanência no sistema de ensino e da prática de atividades saudáveis.

Já as práticas incluem as oficinas de caiaque e vela, que terão grupos formados por cerca de seis jovens, acompanhados por monitores qualificados. As atividades acontecerão na praia do Indaiá, local ideal para prática de esportes aquáticos com segurança.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, a iniciativa é fundamental para criar novas atividades que atraiam os jovens. “É uma forma de estimular os jovens a praticar um esporte, melhorando o convívio social e a qualidade de vida, o que influencia também no bom convívio familiar”.

Todas as atividades serão divulgadas oportunamente, nas unidades dos CRAS em funcionamento no Município. Informações pelo telefone 3317-4257 ou pelo e-mail Bertioga.dai@gmail.com.

Novo endereço

A Diretoria de Acessibilidade e Inclusão está desenvolvendo as atividades em novo endereço: na Rua Caminho do Capão, 92, próximo ao Senai, no Cantão do Indaiá. O objetivo é facilitar o acesso à praia para o desenvolvimento de esportes aquáticos e de areia.