Parceria pode reforçar trabalho de resgate de animais marinhos

25 de fevereiro de 2015

Parceria pode reforçar trabalho de resgate de animais marinhos

Uma parceria em benefício da vida marinha e da educação ambiental. Essa é a proposta da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o Instituto Gremar, de Guarujá. Uma visita técnica realizada na segunda-feira (23) pelos profissionais de Bertioga teve o objetivo de estreitar os laços entre Bertioga e o Gremar, que já vem realizando uma parceria e que poderá ser ampliada.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Bertioga, o Instituto realiza um importante trabalho de apoio à Prefeitura de maneira informal. Os animais marinhos capturados pela Diretoria de Operações Ambientais (DOA), que muitas vezes são encontrados machucados ou desgarrados de seus bandos, como pinguins, por exemplo, são encaminhados para o Gremar, recebem cuidados e, conforme o caso, são devolvidos ao meio ambiente.

Além de representar uma forma de proteção ambiental, o trabalho realizado pelo Instituto também busca conhecer os impactos antrópicos, isto é, causados pela atividade humana. Todos os animais encaminhados para o instituto, que voltam para a natureza ou que acabam morrendo passam por uma análise para descobrir o que levou à captura. Com isso, é possível realizar um trabalho de conscientização e de educação ambiental nas comunidades de pescadores e junto aos estudantes do Município.

Situado às margens do Canal de Bertioga, o Instituto Gremar conta com uma casa flutuante - que é mantida pela Prefeitura de Guarujá - e que funciona como uma base de monitoramento ambiental e um centro de triagem de animais marinhos. O local pode servir de sede para as palestras ambientais. “O acesso pode ser feito por meio do Barco Escola Arca do Saber, que já é utilizado para atividades pedagógicas. E na sede do Instituto os estudantes podem conhecer o trabalho do Gremar de proteção aos animais marinhos”, completou a secretária.

Durante a visita, os técnicos puderam conhecer o trabalho de acompanhamento dos animais resgatados e encaminhados para o Instituto Gremar. Entre eles, fragatas, pinguins, tartarugas marinhas e o mais novo morador, uma toninha, de cerca de três meses de vida, que está recebendo cuidados especiais.

O Instituto Gremar existe há 10 anos e realiza resgate e tratamento de animais marinhos mamíferos, quelônios e aves. O endereço é Estrada Guarujá-Bertioga, KM 13,5 e os telefones são 7818-5067 e 3386-3110.