Parceria pode resultar em melhorias na Rua Manoel Gajo

24 de abril de 2015

Parceria pode resultar em melhorias na Rua Manoel Gajo

Uma parceria entre a Prefeitura de Bertioga, Codesp, Sabesp, CDHU e Caixa Econômica Federal poderá culminar no calçamento da Rua Manoel Gajo, entre a SP 55 (Rodovia Rio-Santos) e o porto que dá acesso à Usina Hidrelétrica de Itatinga. Reunião nesse sentido foi realizada na quinta-feira (02), no gabinete do prefeito, que conduziu o encontro.

Segundo o prefeito, o objetivo é buscar uma solução emergencial para a via, possibilitando melhor circulação de veículos e pedestres nesse trecho. Vale ressaltar que outro trecho, entre a SP 55 e a Rua Thomé de Souza, será contemplado com pavimentação, cuja licitação já foi aberta. “É bom lembrar que o trecho em discussão não conta com rede de esgoto e drenagem, por isso, trata-se de uma solução emergencial”, comentou Orlandini.

A intenção é executar a obra em duas fases, a primeira, consiste na colocação de material, como pedra conhecida como rachão, nas áreas com depressão em toda extensão da via. Desta forma, a Prefeitura irá oficiar as empresas envolvidas na reunião para verificar a possibilidade de aquisição do material. A mão de obra e maquinário para realização do serviço será da Prefeitura.

Esse material servirá de base para a segunda fase do serviço, que consiste na colocação de pedra, tipo bica corrida, e nivelamento. Para essa fase, a Prefeitura irá solicitar à Sabesp que execute, de maneira urgente, a rede de esgoto, mesmo que não seja ligada às residências, evitando quebrar a via quando da execução do serviço.

Durante a reunião, os técnicos da Prefeitura fizeram o dimensionamento do material necessário para a primeira fase, emergencial, para integrar os ofícios que serão encaminhados às empresas com o pedido de colaboração com o material necessário.

Os técnicos da Prefeitura irão elaborar projeto, com todo detalhamento da pavimentação da via para que o prefeito possa buscar recursos junto ao Governo do Estado. “Pode ser uma alternativa para a realização do serviço. Todos os meios serão buscados para garantir a melhoria do tráfego na rua e os benefícios para a comunidade”, afirmou o prefeito, lembrando que nesse ofício também poderá incluir a pavimentação da Rua dos Estudantes, um importante acesso entre duas localidades, e que conta com escola e Unidade Básica de Saúde (UBS).

O trecho da Rua Manoel Gajo é o único acesso de veículos pequenos e caminhões ao porto do Itatinga, para abastecimento de materiais da usina. Além disso, diversos empreendimentos imobiliários, viabilizados pela CDHU e Caixa Econômica, encontram-se na região.

A reunião foi acompanhada por um representante da comunidade. José Ricardo Peres Fernandes, que mora na Rua Manoel Gajo, levou a reivindicação dos moradores para a melhoria da via. “Em dias de chuva o acesso é muito difícil, o ônibus não consegue transitar, o que prejudica muitas pessoas”, comentou o morador.