PIFE: professores iniciam visitas à casa dos alunos

20 de outubro de 2014

PIFE: professores iniciam visitas à casa dos alunos

“É uma continuidade do processo pedagógico, uma eficiente ferramenta fora da escola. E que dá carinho e acolhimento”. Essa é a opinião da professora Cristina Zanella Caramelo, que faz parte do Programa de Integração Família Escola (PIFE) desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação.

Os professores que aderiram ao programa iniciaram as visitas aos alunos e estão aprovando a iniciativa. “O PIFE não é destinado ao acompanhamento de alunos que tenham problemas escolares, mas a todos, sem distinção. E o objetivo é estreitar a relação entre a família e a escola”, completou a professora, que dá aula para Isaura Guimarães, do 5º ano da Emeif Delphino Stockler de Lima.

Isaura recebeu a professora no portão de casa e logo a levou para conhecer todos os cômodos. “Achei muito legal a professora me visitar em casa. É diferente”. A avó de Isaura, Maria das Neves da Silva Santos, que é responsável pela estudante durante o dia, também achou muito interessante o programa. “Ajuda na aprendizagem da criança e deixa o aluno mais solto”.

Pollieny Nunes Feitosa, que estuda no 5º ano da Emef Giusfredo Santini, estava aguardando a professora na tarde desta terça-feira (14), na janela de casa. “Achei muito bom minha professora conhecer minha família”, disse a estudante, que havia preparado um delicioso lanche para a professora Lucy Rimonato dos Santos.

Ao chegar, a professora já foi logo recebida por toda a família de Pollieny, que mostrou para Lucy seu quarto e os desenhos que costuma fazer em casa. “A Pollieny é uma excelente aluna. Mas o objetivo do programa é criar uma interação maior com a família. Isso é muito importante para os alunos. Estou sentindo que tenho mais atenção deles”, comentou a professora.

O PIFE consiste na visita dos professores à casa dos alunos, estreitando a relação entre a família e a escola, diminuindo a evasão e a repetência, e melhorando a qualidade do ensino. Podem participar do Programa professores do ensino fundamental que cumprem jornada de 40 horas semanais e, em razão dessa jornada, já são remunerados por 10 horas semanais de trabalho pedagógico e professores readaptados que estejam à disposição da Secretaria de Educação. A adesão é espontânea e os professores interessados receberam qualificação para o desenvolvimento do programa.

A lei aprovada autoriza o pagamento de 20 Unidades Fiscais do Município (Ufibs), cerca de R$ 51,00 a cada visita realizada. Os diretores das escolas, ou qualquer outro funcionário designado, serão nomeados pelo secretário de Educação como coordenadores do PIFE e receberão duas Ufibs, cerca de R$ 5,00 por visita realizada.

Nos encontros, pais e professor conversam sobre o desenvolvimento do aluno, seu aproveitamento escolar, como ele se relaciona com os pais e irmãos, como e onde estuda e o que mais gosta de fazer. Na volta à escola, o professor discute com a equipe pedagógica como vai utilizar o conhecimento que adquiriu na visita à família, com o aluno em sala de aula e as possíveis adequações pedagógicas.

Objetivos

Um dos objetivos do PIFE, além de melhorar o desempenho dos alunos, é promover a aproximação entre escola e família, ampliando a participação ativa da comunidade na gestão democrática da escola, que é uma das determinações do Plano Nacional de Educação.

Segundo o secretário de Educação,  o Programa não se resume somente à visita do professor à casa do aluno, mas podem ser exploradas diversas possibilidades. “Os contatos podem ser feitos por bilhetes, e-mail ou telefonemas e até mesmo com encontros fora do horário de trabalho e nos finais de semana”, comentou o secretário.