População comemora pavimentação da Rua Manoel Gajo

4 de outubro de 2016

População comemora pavimentação da Rua Manoel Gajo

Um antigo sonho dos moradores de Bertioga está se transformando em realidade. Na última semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, deu início à pavimentação da Rua Manoel Gajo, uma das principais vias de acesso à Cidade e a importantes equipamentos públicos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Delegacia de Polícia.

A intervenção faz parte do pacote de obras de pavimentação de 51 ruas, que estão localizadas no Centro, Albatroz e Maitinga, e que conta com investimentos de R$ 30,8 milhões, provenientes de recursos municipais próprios, conquistados por meio de financiamento do Programa Pró-Transporte, com recursos do FGTS. A previsão é de que as obras sejam entregues em quatro meses.

Neste primeiro momento, foi concluído o trecho da Rua Manoel Gajo, entre a Avenida Anchieta e a Rua Ayrton Senna da Silva. A frente de trabalho está empenhada nos serviços da galeria de macrodrenagem. Para receber o asfalto, o reaterro no entorno do canal precisa ser instabilizado com o sistema de rachões de gravidade.

A via será totalmente entregue, no trecho da Rua Ayrton Senna da Silva até a Rodovia Rio-Santos, logo após a conclusão dos serviços que, também, contemplam a microdrenagem, com guia, sarjeta e calçada.

Ainda na Manoel Gajo, entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza (próximo à praia) estão sendo finalizados os serviços de microdrenagem. Alguns pontos estão recebendo troca de solo. Já o canal de macrodrenagem da Rua Oswaldo Cruz que captará toda a água desta região, está em pleno vapor.

População

Os moradores da Rua Manoel Gajo estão contentes com a pavimentação da rua. Ricardo Amparo, 37 anos, é morador do local há sete anos e diz estar satisfeito com a pavimentação. “Estávamos esperando pela melhoria há muitos anos. A rua é bastante movimentada e dá acesso a equipamentos importantes como a Delegacia de Polícia e o Corpo de Bombeiros. A pavimentação é muito bem vinda”.

Verônica Silva, 38 anos, também afirma estar contente com a transformação da Manoel Gajo. “Em dias de chuva era difícil transitar pela rua. Hoje, a realidade é outra. Também será mais fácil para frequentar o Viveiro de Plantas – ‘Seo’  Leo, que recebe a visita de muitos estudantes. Fiquei feliz com o asfalto”.

“Também estou muito feliz com a pavimentação. Moro na rua há um ano, mas também sofro com os problemas ocasionados em dias de chuva. Com a pavimentação será mais fácil transitar pela Manoel Gajo. Estou muito feliz”, afirma Eugenia Gonçalves, 39 anos.

Sinalização

De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, Jorge Demigliano, as ruas que já foram pavimentadas estão sendo sinalizadas com placas e pintura de solo. Duas frentes de trabalho estão empenhadas nos períodos diurno e noturno para que os serviços sejam executados.

A sinalização horizontal (pintura de solo) está a cargo da Diretoria de Trânsito e Transporte, que contratou a empresa Viaserv Sinalização Ltda EPP, cujo contrato, no valor de R$ 217 mil é válido por quatro meses. Já a sinalização vertical (placas) ficou a cargo da empresa responsável pela pavimentação das vias, a Terracom Construções Ltda., conforme contrato firmado com a Caixa.

Confira as ruas que ainda serão pavimentadas:

1 - Rua Pires Cubas

2 - Rua Procópio Ferreira