População deve ficar atenta à contaminação do Coronavírus

13 de março de 2020

População deve ficar atenta à contaminação do Coronavírus

Nesta quinta-feira (12) foi notificado um caso suspeito de Coronavírus em Bertioga. Os profissionais de saúde do Município estão em atenção e orientados sobre as medidas que devem ser realizadas diante de suspeitas. A população também deve ficar atenta aos cuidados necessários para prevenção, tendo em vista o aumento de casos no Brasil.


Devido ao crescimento das ocorrências em todo País, nesta semana,especialistas das sociedades médicas brasileiras e internacionais estiveram reunidos na sede da OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), em Brasília, para atualização e aprimoramento do cuidado e tratamento de casos de infecção em crianças, adultos, gestantes e idosos. O objetivo é a elaboração de um documento com as orientações de manejo clínico dos casos.


Desde o início da epidemia, a Prefeitura de Bertioga realiza ações estratégicas para agir em caso de contaminação. No início de fevereiro, mais de 30 profissionais da saúde de Bertioga se reuniram para discutir o Plano de Contingência Municipal que deve ser seguido por todas as unidades da Cidade. No documento constam informações sobre como cada profissional deve proceder, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, incluindo as referências regionais em âmbito hospitalar para os casos graves.


A secretária de Saúde explica que caso a população tenha sintomas da doença, deve procurar a UBS mais próxima para receber avaliação e se necessário ser conduzida ao especialista. Havendo confirmação de infecção na Cidade, os pacientes devem ser encaminhados aos Hospitais de referência da Baixada Santista: Hospital Emílio Ribas, no Guarujá e Guilherme Álvaro, em Santos.


Quanto aos cuidados para evitar a contaminação, a secretária orienta que o principal é manter a higiene. “Lavar as mãos sempre que retornar da rua e fazer a limpeza com álcool em gel. Ao tossir, cobrir o rosto com o cotovelo”, esclarece.


Sobre o vírus

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, as infecções por coronavírus causam doenças leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. Os sintomas são: coriza, febre, dor de garganta, tosse e infecção de vias aéreas inferiores (pneumonia).


Caso em investigação

A Secretaria de Saúde de Bertioga informa que foi notificado um caso suspeito de contaminação do novo coronavírus (COVID-19). Uma moradora da Cidade, de 67 anos, que foi visitar a filha recém-chegada da Colômbia, apresenta febre alta, dor no corpo, falta ar, vômito e coriza. A paciente está estável, sem sinal de gravidade e não há recomendação para internação hospitalar. Contudo, de forma preventiva, foi orientada a permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias ou até o desaparecimento total dos sintomas e utilizar máscaras de proteção. A Vigilância em Saúde do Município continuará monitorando o caso. Foram coletadas amostras (nasofaringe) para envio ao Instituto Adolfo Lutz, o resultado dos exames deve sair em até cinco dias.

 


Prevenção


Lave as mãos regularmente com água e sabão ou use álcool em gel,

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir,

Evite aglomerações,

Mantenha os ambientes bem ventilados,

Não compartilhe objetos pessoais.