Prefeitura abre inscrição para 11 atividades culturais e 12 modalidades esportivas

6 de maio de 2016

Melhorar a qualidade de vida, praticando uma atividade física e aprendendo a tocar um instrumento musical. Em Bertioga, isso é possível sem gastar absolutamente nada.  Isso porque, a Prefeitura do Município está com inscrições abertas para 11 atividades culturais e 12 modalidades esportivas, incluindo a natação, uma das novidades deste ano.

As aulas foram retomadas há uma semana sob a coordenação da empresa ‘Socializar, Informar e Modificar’ (SIM), contratada por meio de Concurso de Projetos. As atividades acontecem do Centro a Boracéia, distribuídas nos centros municipais de Esporte e Cultura, localizados nos bairros Jardim Vicente de Carvalho e Chácaras, além de Boracéia, no Espaço Cidadão; e no Centro, no Ginásio Municipal de Esporte Alberto Alves e no Centro Cultural, que agora está em novo endereço, na Rua Capitão Moraes, 186 – Centro.

Em todos os polos, as aulas são disponibilizadas por professores capacitados. São aulas dinâmicas que atendem os gostos mais variados. Uma das novidades foi a mudança das aulas, que eram realizadas na Casa da Cultura, que foram transferidas para o Centro Cultural.

No local, são oferecidas oficinas de teclado, coral, violão, baixo, cordas, piano, Inglês, Espanhol, criatividade, artesanato e pintura em tela. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Já as aulas de ballet, que são realizadas na Casa da Cultura, estão com as vagas preenchidas. No Paço Municipal, a novidade fica por conta das aulas de natação, que acontecem na piscina local.

Também no Centro, são disponibilizadas atividades ao ar livre, com a prática de caminhada, handbeach, surf, stand up e canoagem, realizadas no calçadão e nas areias da Praia da Enseada. Já no Ginásio de Esportes, o público tem à disposição aulas de judô, boxe, muay thai, karatê, jiu jitsu, capoeira e futebol.

Em Boracéia, as atividades são ministradas no Espaço Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, com oficinas de teclado, violão, baixo, cordas, Inglês, Espanhol, artesanato e pintura em tela. Já as modalidades esportivas são: judô, surf, boxe, capoeira e futebol.

No Centro Municipal de Esporte e Cultura do Jardim Vicente de Carvalho são ofertadas aulas de Inglês, artesanato, judô, muay thai, capoeira e boxe. Já no Bairro Chácaras, o público tem à disposição atividades esportivas como karatê, jiu jitsu, judô, capoeira, muay thai e boxe, além das aulas de teclado, violão, baixo, cordas, Inglês, artesanato e pintura em tela. Nos dois polos, as aulas acontecem de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Ideval Gorgônio Primo, para que as aulas sejam aplicadas com qualidade e atendendo as necessidades dos alunos, foi solicitado, aos professores, um plano anual, mensal e um levantamento das listas de alunos por turma. “Será realizada uma avaliação física do Índice de Massa Corporal (IMC) de todos os alunos. A avaliação tem o objetivo de verificar o rendimento e acompanhar o desenvolvimento de cada aluno”, explica o secretário.

Inscrições

Para efetuar a matrícula, o candidato deve comparece a um dos polos e apresentar documento de identificação (RG ou Certidão de Nascimento). Se o aluno for menor de idade deve estar acompanhado do pai/mãe ou responsável legal e preencher a ficha de inscrição.

Com exceção das inscrições para as aulas realizadas na praia e no Ginásio de Esportes, que devem ser efetuadas na sede do SIM, (Rua Rafael Costabile, 336 – Centro. Telefone – 3316-2582), as outras matriculas devem ser feitas onde acontecem as aulas: no Centro Cultural (Rua Capitão Moraes, 186 – Centro - Telefone – 3317-1012); Centro Municipal de Esporte e Cultura Jardim Vicente de Carvalho (Rua Prolongada Oswaldo Cruz, 2270); Bairro Chácaras (Avenida Engenheiro Eduardo Costa Junior, 1.590) e Espaço Cidadão-Boracéia (Rua José Costa, 138 – telefone: 3312-5590).