Prefeitura adota sistema informatizado para cobrança de dívidas

22 de dezembro de 2014

Prefeitura adota sistema informatizado para cobrança de dívidas

Todos os processos de cobrança da Prefeitura de Bertioga serão informatizados. Contrato nesse sentido foi assinado pelo prefeito de Bertioga na sexta-feira (19) e o objetivo é agilizar os processos de execuções fiscais, administrativos e ações judiciais da municipalidade.

A empresa contratada é a Softplan Planejamento Ltda e a previsão é de que a partir de março do ano que vem os novos processos a serem abertos já estejam tramitando pelo novo procedimento. Ao longo do tempo, todos os processos já abertos também serão digitalizados.

Uma das vantagens do novo sistema, além de eliminar a utilização de papéis, é a agilidade na cobrança judicial. No caso da Dívida Ativa, por exemplo, a previsão é de que o tempo entre a abertura do processo e a citação do devedor diminua consideravelmente. “Hoje, a citação pode levar até dois anos, com o novo processo, esse tempo pode ser de 10 dias”, comentou o procurador geral do Município, Marcelo Luís Cardoso Coelho, que fez questão de frisar ainda a possibilidade do aumento de produtividade dos procuradores.

O novo sistema que está sendo adotado pela Prefeitura de Bertioga é integrado ao Tribunal de Justiça e todo o procedimento é realizado on line. Além disso, ele também está integrado aos Correios, o que permite mais rapidez na citação do devedor.

O prefeito ainda ressaltou a qualidade das informações no momento da cobrança. Para ele, com a citação mais rápida a chance de encontrar o devedor é maior. “A expectativa é aumentar a arrecadação, melhorando a qualidade e rapidez da cobrança”.

Para o secretário de Administração e Finanças, outra vantagem com a qualidade da cobrança é amenização de eventuais perdas de receitas. “Com isso a municipalidade poderá investir recursos próprios em infraestrutura. Esse é o primeiro passo para a modernização de todo o sistema administrativo da Prefeitura de Bertioga”.