Prefeitura atende população e controla velocidade na rua Manoel Gajo

4 de abril de 2019

Prefeitura atende população e controla velocidade na rua Manoel Gajo

Preocupada com o risco de acidentes e de motoristas que desrespeitam a sinalização, a Prefeitura instalou novos radares de trânsito na rua Manoel Gajo. Os equipamentos foram testados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e passam a autuar nesta segunda-feira (08).

Estudos feitos pela Diretoria de Trânsito e Transportes no local apontam que mais de 50% dos veículos trafegam acima de 40km/h, velocidade máxima permitida para a via. O levantamento realizado durante uma semana mostra que dos 1159 automóveis que passaram pelo local, 651 estavam bem acima do limite. A rua recebeu equipamento de medição de velocidade após pedidos de moradores que reclamaram sobre o abuso dos condutores.

Bertioga conta uma frota de 24.859 veículos segundo dados doDepartamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) de janeiro de 2019, proporção de quase um veículo para cada dois habitantes.

A rua Manoel Gajo é um importante acesso da cidade, onde existem serviços públicos para a população, como o Viveiro de Mudas, a Sabesp e a Delegacia.

A diminuição e respeito aos limites de velocidade é uma recomendação de diversos organismos internacionais. O número de mortes no trânsito aumentou de modo constante até atingir 1,35 milhão de vitimas em 2018. No Brasil não é diferente: mesmo com a instauração de legislação mais rígida como a Lei Seca, o País tem a pior classificação referente a limites de velocidade em áreas urbanas.