Prefeitura começa renovar licença para ambulantes de Bertioga

13 de janeiro de 2015

Prefeitura começa renovar licença para ambulantes de Bertioga

Os cerca de 900 ambulantes que atuam em Bertioga já podem revalidar suas licenças. O recadastramento para esse fim teve início na última segunda-feira (12), e é realizado na Diretoria de Abastecimento da Prefeitura, vinculada à Secretaria de Administração e Finanças.

A novidade este ano é que a revalidação está sendo realizada por meio de leitor biométrico - equipamento que captura a imagem da impressão digital do dedo. A medida visa o cumprimento da Lei Municipal nº 135/1995, que determina que o permissionário deva estar à frente dos negócios e que, portanto, somente ele poderá solicitar a renovação da licença para atuar.

Para renovar a licença é necessário apresentar cópias do RG, CPF, título de eleitor, atestado de saúde, duas fotos 3x4 e comprovante de residência. O valor da taxa varia de R$ 340,00 (feira livre) a R$ 3.400,00 (trailers). Há, também, licenças especificas e de transferências.

O recadastramento deve ser feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, na Diretoria de Abastecimento, que fica no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Centro). O prazo para renovação segue até 10 de fevereiro. Aquele que não renovar até a data estabelecida pela Prefeitura, terá sua licença cancelada.

Sistema biométrico

A principal finalidade do leitor biométrico é coibir as vendas e transferências de licença, de forma ilícita, durante o ano, uma vez que a Prefeitura só toma conhecimento no exercício seguinte, ou seja, no momento da revalidação. “A providência foi necessária para garantir o bom andamento do trabalho, primando por uma prestação de serviço mais adequada”, explica o diretor de Abastecimento.

O diretor destaca que a implantação do sistema biométrico vem reforçar a intenção da Prefeitura de Bertioga em promover melhorias no setor e aponta iniciativas anteriores, que fazem parte do projeto Ambulante Nota 10, como a substituição de carrinhos sem condições de operar; a instalação de extintores, primando pela segurança do ambulante e do cliente; além da padronização da cobertura e redução no número de mesas e cadeiras na faixa de areia da praia, a pedido da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).

A Diretoria de Abastecimento está à disposição dos interessados para mais esclarecimentos e denúncias de abusos, atendendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 12 horas e das 14 às 16 horas, no Paço Municipal, ou pelos telefones 3319-8017 e 3319-8113.