Prefeitura convoca agentes comunitários de Boracéia e Guaratuba

15 de janeiro de 2015

Prefeitura convoca agentes comunitários de Boracéia e Guaratuba

Os vinte e quatro candidatos aprovados no Processo Seletivo para Agente Comunitário de Saúde, realizado em setembro do ano passado pela Prefeitura de Bertioga, estão sendo convocados para iniciar os trabalhos. São 16 agentes que atuarão em Boracéia e oito em Guaratuba, que vão integrar a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A previsão é de que o trabalho dos agentes tenha início em breve. Antes, eles irão passar por um período de treinamento para conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre a atenção básica na saúde, a atuação de cada profissional no ESF, ética profissional, estratégia de abordagem, entre outras informações fundamentais para o início do trabalho.

Após o treinamento, os agentes comunitários vão iniciar a territorialização dos bairros Guaratuba e Boracéia. Esse trabalho consiste em cadastrar, primeiramente, todas as casas e, em seguida, todos os moradores de cada residência. Boracéia será dividida em duas áreas e Guaratuba, em uma, e cada uma delas, será dividida em oito microáreas, que receberão o atendimento de um agente comunitário cada uma. A estimativa é de que cada agente comunitário seja responsável por 150 casas e realize pelo menos uma visita mensal.

Durante as visitas, os agentes vão cadastrar os moradores de cada residência e essas informações serão incluídas no sistema do Ministério da Saúde e todos os dados também poderão ser acessados pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o secretário, o trabalho dos agentes comunitários é fundamental para o atendimento básico, principalmente com relação à prevenção à saúde. “Eles têm uma identidade com a sua comunidade, por isso, podem promover uma maior aproximação com o serviço de saúde”.

Entre as ações dos agentes está a orientação da comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, o registro de gestantes e crianças entre 0 e 6 anos, o incentivo ao aleitamento materno, a orientação das mães sobre a vacinação infantil, registro dos pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabete, tuberculose, hanseníase e câncer, entre outras que podem ser fundamentais para a promoção da saúde.

A ESF conta com equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, baseados em uma unidade básica de saúde. As três primeiras equipes vão atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boracéia e a Secretaria de Saúde já estuda a implantação do serviço em outras localidades.