Prefeitura convoca mais 56 agentes para atuar nos bairros

11 de fevereiro de 2016

Prefeitura convoca mais 56 agentes para atuar nos bairros

Mais 56 candidatos aprovados no processo Seletivo para Agente Comunitário de Saúde, realizado em setembro de 2014, foram convocados pela Prefeitura de Bertioga para exames médicos admissionais, e no prazo de 30 dias deverão ser chamados para iniciar os treinamentos e, posteriormente, os trabalhos nos bairros Jardim Vicente de Carvalho, Chácaras, Vista Linda e Indaiá.

Os agentes vão integrar a Estratégia de Saúde da Família e, de acordo com a secretária interina de Saúde de Bertioga, Maria José Sanz Sogayar, eles participarão, também, das ações ostensivas contra a dengue, em parceria com a Coordenadoria de Vetores e Dengue do Município. Desde janeiro do ano passado, 24 agentes estão atuando, tendo como base a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Boracéia, com 16 agentes no bairro e mais 08 em Guaratuba. Boracéia conta com uma equipe e Guaratuba, com três equipes.

Os novos convocados passarão por um período de treinamento para conhecer o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), sobre a atenção básica; a atuação de cada profissional no ESF, ética profissional estratégia de abordagem, entre outras informações fundamentais para o início do trabalho. Eles também passarão por treinamento junto à Coordenadoria de Vetores e Dengue para atuar na comunidade, no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Para a secretária, os agentes são os principais elos com a comunidade, atuando em atividades de prevenção de doenças. “Um dos grandes problemas enfrentados, atualmente na saúde pública é a dengue, e é papel fundamental do agente repassar para a sua comunidade informações importantes para prevenção da doença. Eles poderão orientar e conscientizar as famílias, que o mosquito só poderá ser eliminado a partir do momento em que a população ficar consciente de que a erradicação da dengue é possível com a colaboração de todos”.

Após o treinamento, a secretária acredita que, efetivamente, no prazo de dois meses os bairros já estejam atendidos pelos agentes comunitários, que iniciarão a territorialização dos bairros aonde vão  atuar. O trabalho consiste em cadastrar, primeiramente, todas as casas e, em seguida, todos os moradores de cada residência.

Entre as ações dos agentes está a orientação da comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, o registro de gestantes e crianças entre 0 e 6 anos, o incentivo ao aleitamento materno, a orientação das mães sobre a vacinação infantil, registro dos pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, tuberculose, hanseníase e câncer, entre outras que podem ser fundamentais para a promoção da saúde.

A ESF conta com equipes compostas por médico, enfermeiro e agentes comunitários de saúde, baseados na UBS de cada bairro.